Tolerância Dimensional

Páginas: 15 (3679 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014

TOLERÂNCIA DIMENSIONAL
É muito difícil executar peças com as medidas rigorosamente exatas porque todo processo de fabricação está sujeito a imprecisões. Sempre acontecem variações ou desvios das cotas indicadas no desenho. Entretanto, é necessário que peças semelhantes, tomadas ao acaso, sejam intercambiáveis, isto é, possam ser substituídas entre si, sem que haja necessidade de reparos eajustes. A prática tem demonstrado que as medidas das peças podem variar, dentro de certos limites, para mais ou para menos, sem que isto prejudique a qualidade. Esses desvios aceitáveis nas medidas das peças caracterizam o que chamamos de tolerância dimensional, que é o assunto que você vai aprender nesta aula.
As tolerâncias vêm indicadas, nos desenhos técnicos, por valores e símbolos apropriados.Por isso, você deve identificar essa simbologia e também ser capaz de interpretar os gráficos e as tabelas correspondentes. As peças, em geral, não funcionam isoladamente. Elas trabalham associadas a outras peças, formando conjuntos mecânicos que desempenham funções determinadas. Veja um exemplo abaixo:
Num conjunto, as peças se ajustam, isto é, se encaixam umas nas outras de diferentes maneirase você também vai aprender a reconhecer os tipos de ajustes possíveis entre peças de conjuntos mecânicos.
No Brasil, o sistema de tolerâncias recomendado pela ABNT segue as normas internacionais ISSO ( International Organization For Starndardization ). A observância dessas normas, tanto no planejamento do projeto como na execução da peça, é essencial para aumentar a produtividade da indústrianacional e para tornar o produto brasileiro competitivo em comparação com seus similares estrangeiros.
O que é tolerância dimensional? As cotas indicadas no desenho técnico são chamadas de dimensões nominais. É impossível executar as peças com os valores exatos dessas dimensões porque vários fatores interferem no processo de produção, tais como imperfeições dos instrumentos de medição e dasmáquinas, deformações do material e falhas do operador. Então, procura-se determinar desvios, dentro dos quais a peça possa funcionar corretamente. Esses desvios são chamados de afastamentos.
Afastamentos -> são desvios aceitáveis das dimensões nominais, par mais ou menos, que permitem a execução da peça sem prejuízo para seu funcionamento e intercambialidade. Eles podem ser indicados no desenhotécnico como mostra a ilustração a seguir:

Neste exemplo, a dimensão nominal do diâmetro do pino é 20 mm. Os afastamentos são: + 0,28 mm (vinte e oito centésimos de milímetro) e + 0,18 mm (dezoito centésimos de milímetro). O sinal de + indica que os agastamentos são positivos, isto é, que as variações da dimensão nominal são para valores maiores.
O afastamento de maior valor ( 0,28 mm, no exemplo) échamdo de afastamento superior; ode menor valor (0,18) é chamado de afastamento inferior. Tanto um quanto outro indicam os limites máximo e mínimo da dimensão real da peça.
Somando o afastamento superior á dimensão nominal obtemos a dimensão máxima, isto é, a maior medida aceitável da cota depois de executada a peça. Então, no exemplo dado, a dimensão máxima do diâmetro corresponde a: 20 mm +0,28 mm = 20,28 mm
Somando o afastamento inferior à dimensão nominal obtemos a dimensão mínima, isto é, a menor medida que a cota poder ter depois de fabricada. No mesmo exemplo, a dimensão mínima é igual a 20 mm + 0,18 mm, ou seja, 20,18 mm.
Assim, os valores: 20,28m e 20,18 mm correspondem aos limites máximo e mínimo da dimensão do diâmetro da peça.
Depois de executado, o diâmetro da peça poderet qualquer valor dentro desses dois limites.
A dimensão encontrada, depois de executada a peça, é a dimensão efetiva ou real; ela deve estar dentro dos limites da dimensão máxima e da dimensão mínima.
Quando os dois afastamentos são positivos, a dimensão efetiva da peça é sempre maior que a dimensão nominal. Entretanto, há casos em que a cota apresenta dois afastamentos negativos, ou seja,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TOLERANCIA DIMENSIONAL
  • Tolerância Dimensional
  • tolerancias dimensionais
  • Tolerância dimensional
  • 10º Aula
  • Tolerancia Dimensional Modulo Ii
  • Tolerância dimensional e estados de superfície
  • exercicios de tolerância dimensional com resposta

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!