Toeria De Admiravel Mundo Novo

398 palavras 2 páginas
O filme “Admirável Mundo Novo” retrata um futuro onde a tecnologia terá um papel primordial na definição social e no controle de todos os aspectos da sociedade. O filme mostra uma fábrica de seres humanos onde é possível escolher a cor dos olhos, cabelos, pele, e também suas habilidades no futuro. Todos indivíduos são fabricados em linha de produção onde saem com classes (castas) como Alfa,
Beta, Gama, Delta, entre outras. Essas crianças não têm conceito de família.
As crianças eram produzidas para obter habilidade de acordo com sua classe, para depois serem observadas em seu resultado final, assim era ligado este tipo de produção ao pensamento de Fayol, pois analisava sempre o resultado final no processo de produção.
As emoções dos seres fabricados eram reprimidas com uso de drogas, isso de acordo com suas castas para que assim agissem e falasse sempre o que lhe foi programado. Além disso, eles não tinham influencias de seres externos para que atuassem sem mudanças. Aquela sociedade (empresas) era vista como sistema fechado e este tipo de sistema é mecânico e sempre previsível. Este relato mostra que Taylor usava a robotização dos operários para que fosse sempre uma peça da máquina industrial, para que assim tivessem limitação do campo de aplicação.
Esses trabalhadores eram escolhidos por suas aptidões já pré determinadas na sua criação, para que assim pudessem produzir mais e melhor.
Nessa fábrica, eles eram passados em esteiras e cada um de seus operários tinha uma programação a ser feita, onde separavam o saber do fazer.
Mostrando assim, a visão de Ford onde cada operário fazia um tipo de mecanismo para a produção do carro. Na concepção do filme Ford era como um deus em sua época. A invenção do modelo “T” acabou se passando por uma conotação religiosa, já que o “T” substituiu a cruz usada no Cristianismo.

Conclusão
Assim como no mundo moderno o filme valoriza o trabalho. Uma vez que, com os resultados de atividades remuneradas, podemos garantir os nossos

Relacionados

  • O bilhete premiado
    19330 palavras | 78 páginas
  • Fisica quantica.
    162956 palavras | 652 páginas