todo tipo de trabalho

Páginas: 5 (1014 palavras) Publicado: 15 de abril de 2014
Texto informativo

Artigo Científico


De acordo com a vivência científica, os acadêmicos são confrontados seguidamente pela necessidade da redação de textos de cunho variado. Seja para disciplinas específicas, atividades de pesquisa, dentre outros, os alunos devem escrever seguidamente artigos sobre um ou mais assuntos.
Muitos alunos, ao invés de uma monografia ou mesmo um TCC, devemredigir um artigo científico, e não sabem a diferença entre os conceitos, ou a função do mesmo.
Outros pensam que um artigo apresenta uma elaboração mais simplificada, o que não corresponde à realidade.
A melhor definição para o termo artigo científico é a de que este é um texto científico, daí o nome, por vezes acadêmico, mas que tem a função de relatar uma gama de resultados imbuídos deoriginalidade, encontrados a partir de uma pesquisa.
É histórico o fato de que o conceito deste já é praticamente o mesmo desde o século XVIII, a partir da evolução científica ocorrida na época, a necessidade de destacar resultados de uma determinada pesquisa, o desenvolvimento das editoras especializadas, entre outros aspectos, mas o principal era a demanda por pesquisa que estava presente.
Tal demandapor resultados é a mesma causa de você precisar elaborar um artigo de pesquisa, ou uma monografia de conclusão de curso ou TCC. A sua instituição de ensino quer ver se você tem condições de ter realizado uma determinada pesquisa, influenciada pelo tema do artigo cientifico, e se você consegue apresentar os resultados da mesma de forma clara, concisa e editada apropriadamente.
Assim, um artigocientífico pode ser conceituado como um estudo realizado de maneira resumida sobre uma questão que se fundamenta em alguma natureza científica. Devido à sua dimensão, assim como conteúdo, visa a representação de um resultado de estudos efetuados.
A finalidade primordial de um artigo seria trazer a público resultados de pesquisas realizadas ou estudos efetuados, sendo este o cunho exercido na quasetotalidade dos cursos de graduação ou pós-graduação.
E é justamente aí que reside a maior dificuldade para quem escreve um artigo, que, se ao contrário de uma monografia, que pode se estender por diversos capítulos, esmiuçando o tema abordado, podendo-se divagar (e por que não, em alguns casos, "encher linguiça", possibilidade esta que não está presente em um artigo científico.
No entanto, damesma forma, o artigo científico é dividido em partes pré, textuais e pós textuais, sendo que também estas partes se encontram em menor número.
A linguagem própria a ser utilizada para a realização de um artigo de investigação deve primar pela concisão e objetividade, buscando dar maior relevância para os dados a serem apresentados.
No entanto, no âmbito das diferenciações, existe outra que aindanão foi levantada... Não na faculdade, onde o orientador do artigo científico ou da monografia deve acompanhar e editar o artigo elaborado, assim como seria com uma monografia ou um TCC, fora do seu curso, geralmente as monografias não sofrem essa edição ou controle por parte dos outros.
Já um artigo científico que vá ser publicado em algum lugar, geralmente uma revista científica, também denominadarevista indexada, sofrerá um controle, mais ou menos rigoroso, assim como ocorreu com o seu orientador, para que seja certo que ele cumpra várias exigências, entre elas, o nome do autor, seu centro de pesquisa, coautores, o texto, a metodologia da pesquisa, os resultados, as bibliografias selecionadas, entre outros aspectos menores.
Um artigo científico com nível adequado precisa ser original econter dados suficientes para que o revisor do artigo possa:
- analisar os argumentos do autor
- replicar a metodologia experimental
- avaliar o peso científico da pesquisa apresentada
- estar disponível para outras pessoas
- estar aberto para reavaliações, sempre que o ambiente científico do tema do artigo científico se modifique, seja por novas descobertas, seja por novos resultados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Todos tipos de trabalho
  • Trabalhos de todos os tipos
  • Todos os tipos de trabalhos
  • Todo tipo de trabalho
  • Todos os tipos de trabalhos escolares
  • Todos os tipos de trabalhos
  • Todos os tipos
  • todos os tipos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!