todim fse

840 palavras 4 páginas
Resumo

Praticamente todas as instituições Brasileiras que trabalham com concessão de crédito utilizam-se de modelos para avaliar o risco de inadimplência dos potenciais contratantes de produtos de crédito. Qualquer avanço nas técnicas, que resulte o aumento da precisão de um modelo de previsão, acarreta ganhos financeiros para instituição.

-------------------------------------------Escrever mais-------------------------------------

Este trabalho ilustra um procedimento a ser adotado por uma empresa para identificar o melhor modelo de concessão de credito que tenha boa aderência a seus dados. A adoção do melhor modelo detectado permite o direcionamento da estratégia da instituição, podendo aumentar a eficiência do seu negocio.

Palavras chaves: risco de credito, modelo TODIM FSE, Método de minimização heurística, analise de decisões.

A avaliação do risco de crédito é reflexo da multiplicidade, qualidade e origem das informações disponíveis para o analista do crédito. A análise e administração do risco baseiam-se no processamento das informações sobre o proponente de crédito.
Há vários métodos de análise e avaliação do risco de crédito. Eis os mais comuns.

Método de análise da ficha de crédito
É o método mais simples de avaliação do risco de crédito. Consiste na atribuição de valores aos parâmetros anteriores - e aos inúmeros fatores que cada um destes inclui - para emitir um parecer sobre determinada operação de concessão de crédito. A cada fator emite-se um valor subjetivo - "positivo" ou "negativo". Se, no final, o número de fatores com classificações positivas for superior ao dos negativos, então o parecer tenderá a ser favorável à concessão de crédito.
São vários os fatores a ter em conta na análise de crédito. Os indicadores incluídos nos parâmetros Históricos do cliente “e "capacidade de gestão" (já referidos) são dos mais importantes, pois dão-nos uma idéia muito concreta do provável comportamento do cliente. Analisando o seu

Relacionados