Toda criança é especial

Páginas: 11 (2632 palavras) Publicado: 4 de novembro de 2012
PREVENÇÃO DA Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes


Palestra proferida por dra. viviane guerra NO I SEMINÁRIO REGIONAL DE COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES – AÇÃO EM DEBATE
23/11/2004 – Uberaba – MINAS GERAIS

1. VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UM CONCEITO

Todo ato ou omissão praticado por pais,parentes ou responsáveis contra crianças e/ou adolescentes que – sendo capaz de causar dano físico, sexual e/ou psicológico à vítima – implica, de um lado, numa transgressão do poder/dever de proteção do adulto e, de outro, numa coisificação da infância, isto é, numa negação do direito que crianças e adolescentes têm de ser tratados como sujeitos e pessoas em condição peculiar dedesenvolvimento.


SUAS MODALIDADES PRINCIPAIS

FÍSICA
Toda ação que causa dor física numa criança, desde um simples tapa até o espancamento fatal representam um só continuum de violência.

VIOLÊNCIA SEXUAL
Configura-se como todo ato ou jogo sexual, relação hetero ou homossexual, entre um ou mais adultos( e uma criança ou adolescente, tendo por finalidade estimular sexualmenteuma criança ou adolescente ou utilizá-los para obter uma estimulação sexual sobre sua pessoa ou outra pessoa. Ressalte-se que em ocorrências desse tipo a criança é sempre VÍTIMA e não poderá ser transformada em RÉ. A intenção do processo de violência sexual é sempre o prazer (direto ou indireto) do adulto, sendo que o mecanismo que possibilita a participação da criança é a coerção exercidapelo adulto, coerção esta que tem suas raízes no padrão adultocêntrico de relações adulto-criança, vigente em nossa sociedade. A violência sexual doméstica é uma forma de erosão da infância.

VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA
Também designada como “tortura psicológica”, ocorre quando o adulto constantemente deprecia a criança, bloqueia seus esforços de auto-aceitação, causando-lhe grandesofrimento mental. Ameaças de abandono também podem tornar uma criança medrosa e ansiosa, podendo representar formas de sofrimento psicológico.

NEGLIGÊNCIA
Representa uma omissão em termos de prover as necessidades físicas e emocionais de uma criança ou adolescente. Configura-se quando os pais (ou responsáveis) falham em termos de alimentar, de vestir adequadamente seus filhos, etc. equando tal falha não é o resultado de condições de vida além do seu controle. A negligência pode se apresentar como moderada ou severa. Nas residências em que os pais negligenciam severamente os filhos observa-se, de modo geral, que os alimentos nunca são providenciados, não há rotinas na habitação e para as crianças, não há roupas limpas, o ambiente físico é muito sujo com lixo espalhadopor todos os lados, as crianças são muitas vezes deixadas sós por diversos dias, chegando a falecer em conseqüência de acidentes domésticos, de inanição. A literatura registra, entre esses pais, um consumo elevado de drogas, de álcool, uma presença significativa de desordens severas de personalidade.

Violência Doméstica Fatal dirigida a Crianças e/ou Adolescentes
Atos e/ou omissõespraticados por pais, parentes ou responsáveis em relação a crianças e/ou adolescentes que – sendo capazes de causar-lhes dano físico, sexual e/ou psicológico – podem ser considerados condicionantes (únicos ou não) de sua morte.


A partir destas colocações torna-se importante saber se este é realmente um problema na realidade brasileira. Para tanto, colocamos abaixo um resumo dosdados obtidos pelo LACRI – Laboratório de Estudos da Criança em termos de nossas estatísticas. Para maiores informes quanto à consecução das mesmas, consultar a sua respectiva fonte.

Estatísticas Brasileiras


|Modalidade de VDCA |Incidência Pesquisada |Número total de |
| |...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • toda criança é especial
  • toda criança é especial
  • Toda criança é especial
  • Toda criança é especial
  • comoestrela toda criança e especial
  • Como estrela na terra toda criança é especial
  • Como estrelas na terra toda criança é especial
  • resenha como toda estrela noceu toda criança e especial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!