tocantins

Páginas: 7 (1662 palavras) Publicado: 11 de junho de 2014
INTRODUÇÃO
Em 1988, foi aprovado pela Assembleia Nacional Constituinte o projeto de divisão territorial que criou o Estado do Tocantins. A divisão partia do desmembramento da porção norte do Estado de Goiás, desde aproximadamente o paralelo 13°, até a região do Bico do Papagaio, na divisa do Estado com o Pará e o Maranhão. No entanto, a divisão vinha sendo buscada desde o período colonial.Localizado na Região Norte, o estado do Pará, com extensão territorial de 1.247.950,003 quilômetros quadrados, é a segunda maior unidade federativa do Brasil, correspondendo a 14,6% do território nacional, atrás somente do Amazonas (1.559.161,682 km²). Conforme contagem populacional realizada em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população é de 7.581.051 habitantes,distribuídos em 143 municípios.















O ESTADO DO TOCANTINS
Foi criado pela Constituição de 1988 o Estado do Tocantins. O sentimento separatista tinha justificativas históricas. Os nortistas reclamavam da situação de abandono, exploração econômica e do descaso administrativo e não acreditavam no desenvolvimento da região sem o seu desligamento do Sul. O artigo 13 dasDisposições Transitórias do Projeto da Nova Constituição, aprovado em 27 de julho de 1988, criando o Estado do Tocantins, tornava o sonho quase real. 
O Tocantins fazia parte de Goiás, mas só o sul do estado era desenvolvido, a parte norte (onde fica Tocantins) era distante da capital e não recebia atenção do governo. Tudo começou lá em 1821, quando Joaquim Teotônio Segurado lutou pela emancipaçãodo Tocantins, pelos motivos já citados, mas o governo o reprimiu e a luta acabou por um longo tempo.
Em 1985 o Sarney estando na presidência vetou o projeto do Deputado Federal José Wilson Siqueira Campos para separar Goiás e Tocantins. Até que em 1988, com a nova Constituição, finalmente emanciparam o Tocantins. A Assembleia Nacional Constituinte estabeleceu no Artigo 13 do “Ato das DisposiçõesConstitucionais Transitórias” as condições para a criação de um novo estado, inclusive deu autonomia política para o Distrito Federal, e foi aí que conseguiram separar o Tocantins de Goiás.
Em 1988, todos diziam que a separação de Goiás e Tocantins seria prejudicial, mas hoje o Estado é um dos que mais crescem no país. Segundo o IBGE, o Tocantins foi o Estado que mais cresceu durante o período de2002-2008, com uma taxa de 47% de aumento do PIB. A variação também foi alta no "Estado-mãe" Goiás, que teve 34%, e ambos cresceram mais que a média nacional (27%). 
Em 1987 as lideranças souberam aproveitar o momento oportuno para mobilizar a população em torno de um projeto de existência quase secular e pelo qual lutaram muitas gerações: a autonomia política do norte goiano, já batizado deTocantins.
A Conorte apresentou à Assembléia Constituinte uma emenda popular, com cerca de 80 mil assinaturas, como reforço à proposta de criação do Estado. Foi formada a União Tocantinense, organização suprapartidária que tinha o objetivo de realizar a conscientização política em toda a região norte para lutar pelo Tocantins também, através de emenda popular. Com objetivo similar, nasceu o ComitêPró-Criação do Estado do Tocantins, que conquistou importantes adesões para a causa separatista. "O povo nortense quer o Estado do Tocantins. E o povo é o juiz supremo. Não há como contestá-lo", reconhecia o governador de Goiás na época, Henrique Santilo ( SILVA, 1999,p.237).
Em junho, o deputado Siqueira Campos, relator da Subcomissão dos Estados da Assembléia Nacional Constituinte, redige eentrega ao presidente da Assembléia, deputado Ulisses Guimarães, a fusão de emendas, criando o Estado do Tocantins, que foi votada e aprovada no mesmo dia.
Pelo artigo 13 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição, em 5 de outubro de 1988, nascia o Estado do Tocantins.
A eleição dos primeiros representantes tocantinenses foi realizada em 15 de novembro de 1988, pelo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tocantins
  • Tocantins
  • Tocantins
  • tocantins
  • tocantins
  • Tocantins
  • Historia do tocantins
  • Historia do tocantins

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!