To perfil das familias brasileiras contemporâneas

Páginas: 8 (1752 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL

















O PERFIL DAS FAMILIAS BRASILEIRAS CONTEMPORÂNEAS.























Rio Verde
2011


LUCIANA MARIA MEDEIROS DE LIMA SILVA.











. O PERFIL DAS FAMILIAS BRASILEIRAS CONTEMPORÂNEAS.















Trabalho apresentado ao CursoServiço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Produção Textual Interdisiplinar .

Prof.









Rio Verde

2011





INTRODUÇÃO 
O mundo que vivemos hoje é de muita liberação, com isso os relacionamentos humanos se tornam cada dia mais difíceis.
A escolha livre é primordial à dignidade, porém pode ser desnorteante se não for usadaadequadamente, e em nossa cultura consumista secular é um perigo real, pois infelizmente nem todos conseguem um matrimônio harmonioso.
A liberdade responsável de constituir uma família é exercida ao se viver a vocação matrimonial. O casamento verdadeiro não é uma combinação para atingir fins específicos ou gratificação pessoal e sim uma realização necessária na vida de muitas pessoas, poisninguém vive só.
A verdadeira comunhão em família deve ser procurada e aceita como uma bênção, acalentada e nutrida em si mesmo.
O único lugar onde a doação verdadeira torna-se possível é na família, pois essa relação nasce do verdadeiro casamento. 


















1. TIPOS DE FAMILIA
A evolução da humanidade assim como os estudos de várias culturas,demonstra e estuda a existência da família até hoje. Suas formas, suas transformações estão sempre modificando as concepções que tem o significado social dos laços estabelecidos entre os indivíduos desse grupo.
Desse modo, a estrutura familiar compõe-se de um conjunto de indivíduos com condições e em posições, socialmente reconhecidas, e com uma interacção regular e recorrente também ela,socialmente aprovada.
A família pode então, assumir uma estrutura nuclear ou conjugal, que consiste num homem, numa mulher e nos seus filhos, biológicos ou adotados, habitando num ambiente familiar comum. A estrutura nuclear tem uma grande capacidade de adaptação, reformulando a sua constituição, quando necessário.
Outro conceito e sobre as famílias com uma estrutura de pais únicosou monoparental, tratando-se de uma variação da estrutura nuclear tradicional devido a fenómenos sociais, como o divórcio, óbito, abandono de lar, ilegitimidade ou adoção de crianças por uma só pessoa.
A família ampliada ou extensa (também dita consanguínea) é uma estrutura mais ampla, que consiste na família nuclear, mais os parentes directos ou colaterais, existindo uma extensão dasrelações entre pais e filhos para avós, pais e netos.
Também existem as famílias alternativas, sendo elas as famílias comunitárias e as famílias homossexuais.
As famílias comunitárias, ao contrário dos sistemas familiares tradicionais, onde a total responsabilidade pela criação e educação das crianças se cinge aos pais e à escola, nestas famílias, o papel dos pais é descentralizado, sendoas crianças da responsabilidade de todos os membros adultos.
Nas famílias homossexuais existe uma ligação conjugal ou marital entre duas pessoas do mesmo sexo, que podem incluir crianças adoptadas ou filhos bioautorlógicos de um ou ambos os parceiros .
De acordo com o autor ATKINSON e MURRAY (cit. por VARA, 1996), a família é um sistema social uno, composto por um grupo deindivíduos, cada um com um papel atribuído, e embora diferenciados, consubstanciam o funcionamento do sistema como um todo. O conceito de família, ao ser abordado, evoca obrigatoriamente, os conceitos de papéis e funções, como se têm vindo a verificar.
Em todas as famílias, independentemente da sociedade, cada membro ocupa determinada posição ou tem determinado estatuto, como por exemplo,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O pluralismo religioso e a família brasileira contemporânea
  • ADOÇÃO POR CASAIS HOMOSSEXUAIS: A NOVA FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA.
  • A familia contemporanea
  • Familia contemporanea
  • Família contemporanea
  • Uma família contemporânea
  • Familia contemporanea
  • Família contemporânea

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!