tmpson

3612 palavras 15 páginas
Estes exemplos, com base nos escritos de Thompson, coadunam com sua definição de Globalização da comunicação. Segundo Thompson, a comunicação está cada vez mais global. “Mensagens são transmitidas através de grandes distâncias com relativa facilidade, de tal maneira que indivíduos têm acesso à informação e comunicação provenientes de fontes distantes”. E que a “reordenação do espaço e do tempo provocada pelo desenvolvimento da mídia faz parte de um conjunto mais amplo de processos que trannsformaram o mundo moderno” (p.135)

O capítulo quinto trata da globalização da comunicação. O termo é muito discutido. Há globalização no sentido atual, segundo o A., quando ocorrem três fatores: 1. As atividades acontecem numa arena que é global ou quase isto (e não apenas regional, por exemplo); 2. as atividades são organizadas, planejadas ou coordenadas numa escala global; 3. as atividades envolvem algum grau de reciprocidade e interdependência, de modo a permitir que atividades locais situadas em diferentes partes do mundo sejam modeladas umas pelas outras. Dentro dessa concepção de globalização, estuda as etapas do fenômeno das redes de comunicação desde a comunicação postal do império romano, passando pelo telégrafo até aos satélites, tanto no aspecto tecnocientífico, quanto na organização das agências de notícias. Reavalia a teoria do imperalismo cultural. Busca uma teoria da globalização da mídia a partir de melhor intelecção da relação entre o poder simbólico e os outros poderes – econômico, político e coercitivo - e também de melhor percepção das relações entre os padrões estruturados da comunicação global e a apropriação feita nos diversos lugares.

Estes exemplos, com base nos escritos de Thompson, coadunam com sua definição de Globalização da comunicação. Segundo Thompson, a comunicação está cada vez mais global. “Mensagens são transmitidas através de grandes distâncias com relativa facilidade, de tal maneira que indivíduos têm acesso à informação e

Relacionados