tmp 6688 trabalhocer mica 1642270856

2101 palavras 9 páginas
CENTRO UNIVERSÍTARIO LA SALLE
CIÊNCIA DOS MATERIAIS

CERÂMICA
EDUARDO PILLA
ISAIAS
JEAN
NICHELE
TAMARA RODRIGUES
CANOAS
2014

Introdução

•A pratca da fabricação de objetos de cerâmica iniciou-se no
Oriente Médio a cerca de nove mil anos. Uma característca bastante interessante é que as peças de cerâmica não se decompõem com o passar dos anos. Esse fato é muito importante para estudos arqueológicos de civilizações antgas.

Introdução
Minerais (silicatos de alumínio hidratados) que formam com a água uma pasta plástca suscetível de conservar a forma moldada, secar e endurecer sob a ação do calor.
• A argila é um material natural, terroso e fino, que ao ser misturado com a água adquire plastcidade e pode ser moldado de acordo com o produto pretendido.

Obtenção Matéria Prima
•A argila origina-se da desagregação de rochas feldspátcas, ataque químico ou físico que produz a fragmentação partículas muito pequenas.
Normalmente as jazidas são formadas pelo processo de depósito aluvial, ou seja, as partículas menores, são levadas pela corrente de água e depositadas no lugar onde a força hidrodinâmica já não é suficiente para mantê-las em suspensão.
Esses locais são os chamados depósitos argilítcos

por em Obtenção Matéria Prima

O método de lavra da argila em grande parte se trata do desmonte da jazida com pá carregadeira e retro escavadeira, o que provoca grande devastação e o transporte da argila é feito por caminhões ate a usina de beneficiamento. Características e Propriedades
• A absorção de água é uma propriedade do corpo cerâmico e está diretamente relacionada com a porosidade da peça.

•Impacto, a resistência mecânica, a resistência ao gelo, a resistência ruptura ,a resistência química: Estão associadas com a absorção de água.

Características e Propriedades

Os revestmentos cerâmicos possuem uma variação de absorção de água desde absorção quase zero para porcelanatos até cerca de 20% de absorção para azulejos.
EX: Resistência à ruptura: quanto menor a

Relacionados