Tmlt

1620 palavras 7 páginas
html01.
- Difusão simples:
Ocorre sem gasto de energia, ATP intracelular nem ajuda de carregadores, a favor do gradiente de concentração do soluto e pode se dar tanto através dos poros como também através da dupla camada lipídica. A velocidade do transporte é diretamente proporcional à concentração do soluto a ser transportado, à área envolvida no processo e à temperatura. É inversamente proporcional à distância a ser percorrida e ao diâmetro da partícula. Íons atravessam pelos poros; água, pelos poros e pela dupla camada lipídica; gases e hormônios, pela dupla camada lipídica. Isto se deve ao movimento aleatório e continuo devido a sua energia cinética. Esse transporte é usado por pequenas moléculas como o dióxido de carbono, e o gás oxigênio.
- Difusão facilitada:
Neste tipo de transporte a substância se utiliza também de seus movimentos aleatórios e contínuos nos líquidos corporais e passa também de um lado a outro da membrana celular. Porém, por ser insolúvel na matriz lipídica (não lipossolúvel) e de tamanho molecular grande demais para passar através dos diminutos "poros" que se encontram na membrana celular, a substância apenas se dissolve e passa através da membrana celular ligada a uma proteína carregadora específica para tal substância, encontrada na membrana celular. Em tal transporte também não há gasto de ATP intracelular. Na difusão facilitada, os sítios de ligação nas proteínas transportadoras são acessíveis as moléculas do soluto tanto no líquido intracelular como no extracelular. Isto permite que o soluto se movimente através da membrana em qualquer direção. Obviamente, a velocidade com que as moléculas da proteína carregadora podem alternar-se, em seus estados, por meio de alterações conformacionais que efetivamente permite o transporte.
- Osmose:
Ocorre quando duas soluções de concentrações diferentes encontram-se separadas por uma membrana semipermeável. Neste caso, existe uma tendência do solvente, da solução menos concentrada, migrar

Relacionados

  • Gestalt do objeto
    1170 palavras | 5 páginas
  • Tipler
    9354 palavras | 38 páginas
  • TCC 1
    21954 palavras | 88 páginas