TL Ativ Autodesenvolvimento Template

383 palavras 2 páginas
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Teorias do Letramento
Aula-tema 03: O mito do letramento

NOME

RA

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional ANO 2014
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Teorias do Letramento
Aula-tema 03: O mito do letramento

Atividade de Autodesenvolvimento

Atividade desenvolvida para a disciplina Teorias do Letramento à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor (Eliane Rodrigues Dourado).

Anhanguera Educacional
Valparaíso - GO
ANO 2014

O mito do Letramento
Qual a definição de Letramento defendida pela autora?
Qual a relação entre Letramento e Alfabetização?
Neste trabalho podemos refletir sobre as práticas pedagógicas e os conceitos de alfabetização e letramento que direciona o professor no trabalho com crianças na fase de escolarização e a importância da alfabetização na construção do conhecimento.
A autora defende que letramento não é um método, ela define que letramento é uma forma de imersão de crianças, jovens e adultos no mundo da escrita. Significa compreender o sentido em determinada situação textual ou qualquer outro produto cultural escrito e que qualquer método de ensino da língua escrita contribui como ferramenta na aquisição de conhecimento do aprendiz, não só a forma convencional de alfabetização que tem por objetivo o domínio do sistema alfabético e ortográfico. Assim sendo, letramento não é alfabetização apesar de que eles aparecem como sinônimo no dicionário, mas isto não significa que um é oposto ao outro e nem o primeiro se sobrepõe ao segundo. Trata _se de dois elementos que estão associados, ou seja, um complementa o outro.
Entretanto podemos concluir que letramento não é uma habilidade, mas um conjunto de habilidades, que envolve múltiplas capacidades de conhecimentos. O letramento não é um processo ou uma pratica como a alfabetização o é, mas um fenômeno social

Relacionados

  • TL Ativ Autodesenvolvimento Template
    432 palavras | 2 páginas