tiwanaco

1493 palavras 6 páginas
tiahuanaco

tiwanaco

localização : Localização Tiwanaku ou Tiahuanaco se localiza a 70 km de La Paz na Bolívia, a uma altura de 3845 metros acima do nível do mar.

2. História: Tiwanaku é considerada como a cultura mais importante do período pré-colombiano. Geograficamente se expandiu até as costas do Pacífico, sul do Peru, norte da Argentina. O nome original era Tapy K'ala (Povo da Pedra Central). O nome de Tiwanaku (lugar dos animais) foi dado pelos incas quando chegaram a região e o povo a qual pertencia esta cultura extinta passou a ser chamado de tiahuanakotas ou simplesmente tiahuanaco, como hoje é conhecido.
3 Curiosidades Estudos baseados no eixo de inclinação da terra, levando em consideração a posição do sol, e o ângulo que as pedras das ruínas de Tiahuanaco apresentam durante um dia completo de sol, levaram o erudito boliviano Arthur Posnansky a calcular a idade da cidade de Tiahuanaco em 17 mil anos. Alguns anos depois e com a tecnologia astronômica mais avançada, novos cálculos foram feitos, dando a Tiahuanaco uma idade mais certa e, sem dúvida não menos interessante que a de Posnansky: 12 mil anos. O suficiente para alçá-la ao status da CIDADE MAIS ANTIGA DO MUNDO!
Tradicionalmente a cidade mais antiga do mundo é Jericó datada de 8.000 a.C.,

4 Auge do povo tiahuanaco: Com um território que deve ter coberto seiscentos mil quilômetros quadrados, calcula-se sua população hipotética em três milhões e seiscentos mil habitantes ( com uma densidade populacional de seis habitantes por quilômetro quadrado ) no fim de sua trajetória. abraçando a oeste a costa do Pacífico, e tendo ao centro a cordilheira e o altiplano, esses domínios abarcavam, a leste, o vale de temperatura constantemente amena. No século XIII o império desmoronou não se sabe bem o porquê Séculos depois os incas tentaram ressuscitar a cidade. Presume-se que eram de fala aymará os construtores de Tiahuanaco.

5 SOCIEDADE, RELIGIÃO E ARTE A sociedade mochica era fortemente

Relacionados

  • Informações - Bolívia
    511 palavras | 3 páginas
  • Resumos Arqueologia
    2839 palavras | 12 páginas
  • As Plantas Sagradas Na Hist Ria Da Am Rica
    8025 palavras | 33 páginas