tiuyutuytuyt

Páginas: 3 (722 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Cultura e sociedade
 O que é:
É um conjunto de saberes coletivos, compartilhados por membros de uma sociedade, que se da a partir da intervenção humana na natureza para toda criação material(crenças, idéias e valores que formam o conteúdo da cultura), e não-material (objetos, visão estética, símbolos ou tecnologia, que representam esse conteúdo). Ex: maneiras de organização, danças, comidastípicas, manifestações folclóricas, tecnologia, etc.
Culturas geralmente são delimitadas por espaços geográficos, dentro dos quais há inúmeras subculturas. Ex: A própria cultura brasileira é umasubcultura da cultura portuguesa. Subculturas se desenvolvem em funções de identidades étnicas, raciais, de ocupação u interesses especiais, ou mesmo em função de preferências sexuais.
As culturaspossuem diversidades, notáveis a partir dos comportamentos e praticas humana, é o caso do etnocentrismo: quando um grupo social considera sua própria cultura superior as outras demais. Ex: Comer cobra,rato e insetos e visto como repugnante por brasileiros médios, mas estes pratos são iguarias em outras partes do mundo.
 Origem:
Uma das primeiras teorias afirma que a cultura tenha surgido nomomento em que o cérebro do homem começou a raciocinar e evoluir, porém, por ser uma teoria muito genérica, ainda ficam os questionamentos de como e por que houve essa evolução. Segundo antropólogos, comoRichard Leakey, Roger Lewin, David Pilbean e Kenneth P. Oakley, tal evolução se deu através da vida arborícola que instigou os seres a terem a sua percepção alterada de acordo com as suas necessidadesde sobrevivência, fazendo com que se adaptassem ao meio em que viviam. Tais adaptações como o aumento do campo de visão ao ficar ereto. Descoberta da sensibilidade tátil - que atribuiu significadosaos objetos, até então, sem utilidade - fizeram com que sua capacidade cerebral se tornasse mais complexa e evoluída permitindo o desenvolvimento da inteligência humana e início da cultura. A partir...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!