TITULAÇÃO VOLUMÉTICA - ANHANGUERA QUIMICA

923 palavras 4 páginas
ATIVIDADES PRÁTICAS LABORATORIAIS

TITULAÇÃO VOLUMÉTICA

1. Introdução

O Trabalho elaborado no laboratório de química tem como objetivo demonstrar a neutralização do ácido acético através do estudo de titulação e volumetria juntamente com um questionário de 4 perguntas que nos mostrara alguns aspectos da pesquisa

1.1. Resumo
Titulação volumetria é um estudo que qualquer pessoa pode fazer, desde que tenha os equipamentos adequados, geralmente esse estudo é aplicado em laboratórios de faculdades, empresas para ver a neutralização do acido, ou apenas para ver a mudança de cor.

1.2. Objetivo Geral
Verificar os erros e acerto através da pratica, e comparar a pratica com o que aprendemos na teoria, esse estudo nos dará mais clareza sobre a titulação e volumetria.

2. O que é Volumetria
É um método baseado na determinação do volume de uma solução de concentração conhecida, necessário para reagir quantitativamente com um soluto.
Análise química quantitativa na qual o volume de um reagente necessário para reagir com um constituinte em análise é medido.

2.1. O que é Titulação
A titulometria ou titulação é um método de análise quantitativa que determina a concentração de uma solução. Dosar uma solução é determinar a sua quantidade por intermédio de outra solução de concentração conhecida. A titulação é uma operação feita em laboratório e pode ser realizada de várias maneiras. A titulação ácido-base é importante para análises em indústrias e é divida em:
Acidimetria: Determinação da concentração de um ácido. Se uma solução de ácido é titulada com uma solução alcalina as hidroxilas da solução alcalina combinam com os hidrogênios ionizáveis do ácido, aumentando o pH da solução; em determinado pH o ponto de equivalência é atingido e a reação terminada.
Alcalimetria: Determinação da concentração de uma base.
O mesmo raciocínio da acidimetria se aplica as soluções alcalinas tituladas por ácidos: o pH no ponto de equivalência depende da

Relacionados

  • Titulação volumética
    1054 palavras | 5 páginas