Titulações

Páginas: 10 (2428 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2011
EB 2,3/Secundária de Mação
Inês Lourenço nº10 11ºA
EB 2,3/Secundária de Mação
Inês Lourenço nº10 11ºA

Titulação ácido-base
Titulação ácido-base

Relatório elaborado por:
Inês Lourenço nº10 11ºA
Relatório elaborado por:
Inês Lourenço nº10 11ºA

Índice

Objectivos 3
Introdução 4-10
Material utilizado/reagentes 11
Procedimento experimental 12-13
Observações/registos 14
Cálculos15
Conclusão/crítica16
Bibliografia17


Objectivos

Neste trabalho pretendemos realizar uma Titulação Ácido-Base usando com ácido forte o H2SO4, e como base forte o NaOH, o objectivo é observar a mudança de cor que opera durante a variação brusca do valor de pH, típica de uma titulação ácido forte base forte para determinar assim o ponto final da titulação.

Introdução

Nestetrabalho iremos realizar uma titulação. A Titulação é uma técnica comum de laboratório em análise química quantitativa, esta técnica é utilizada para determinar a concentração de um reagente conhecido. O método consiste em fazer reagir completamente um volume conhecido de uma amostra com um volume determinado de um reagente de natureza e concentração conhecida. A espécie química com concentraçãodefinida recebe o nome de titulante, que é, em geral, uma solução obtida a partir de um padrão primário, podendo ser um sal ou uma substância gerada na solução que se deseja valorar. À solução de concentração desconhecida mas de volume rigorosamente medido dá-se o nome de titulado.
Existem vários tipos de titulação, destacando-se a titulação ácido-base, titulação de oxidação-redução e titulação decomplexação.
Em Medicina, titulação é o processo de ajustar, gradualmente, a dosagem da medicação até se conseguir o efeito desejado com êxito. Mas no tema em estudo, estamos a utilizar a definição de titulação como uma ferramenta Analítica de determinação da concentração de uma Substância Química, comum nas áreas das Ciências Biológicas, Farmácia e Química.

Existem vários tipos de titulações:* oxidação-redução (redox):
Baseiam-se nos processos em que há transferência de elétrons (isto é, nas reações de oxirredução. Os agentes oxidantes ou redutores apresentam diferentes atividades quimicas. Oxidantes fortes têm pronunciada tendência para ganhar elétrons, que são capazes de remover de grande número de redutores. O mesmo acontece na perda de elétrons em relação aos redutores. Sendo aintensidade da ação oxidante ou redutora de um sistema determinada pelo seu potencial de de oxidação.

* precipitação:
Uma reação com formação de precipitado pode ser utilizada para titulação, desde que processe com velocidade adequada, que seja quantitativa e que haja um modo de determinar o momento em que o ponto de equivalência foi alcançado. Na prática essas condições limitam seriamenteo número de reacções de precipitação utilizáveis. Muitas reacções de precipitação precisam de tempo relativamente longo para serem consideradas quantitativas.
* formação de complexos:
As titulações complexométricas baseiam-se na formação de um complexo solúvel. São reações extremamente comuns, mas poucas satisfazem as condições para serem usadas em química analítica: na sua maioria, oscomplexos não são estáveis bastante para permitir uma titulação. Os complexos que podem ser usados são quase sempre agentes quelatantes, sendo o reagente mais comum o sal dissódico do ácido etilenodiaminotetracético (EDTA). Quase todos os metais podem ser titulados pelo EDTA ou reagentes semelhantes, e essas titulações representam um dos maiores desenvolvimentos da química analítica clássica nosúltimos anos.

* Titulação sem indicador:
O ponto de equivalência é indicado pelo aparecimento de uma turbidez. Esse é um dos métodos mais precisos de análise volumétrica para a determinação da prata. A determinação é feita pela adição de uma solução-titulada de NaCl ou NaBr, e a suspensão é agitada até que haja coagulação do AgBr ou AgCl formado. A velocidade de coagulação é uma indicação da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Titulações
  • titulaçoes
  • titulacoes
  • titulaçoes
  • titulacoes
  • Exercícios Titulações
  • Titulações Potenciométricas
  • titulações condutomètricas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!