Titulação

Páginas: 7 (1581 palavras) Publicado: 18 de outubro de 2011
[pic]

[pic]

Objectivo do Trabalho
Introdução
Materiais & Reagentes
Procedimento
Cálculos e Resultados
Conclusão
Bibliografia

[pic]

Neste trabalho pretendemos fazer uma Titulação Ácido-Base usando com ácido forte o HCl, e como base forte o NaOH, o objectivo é observar a mudança de cor que opera durante a variação brusca do valor de pH, típica de uma titulação ácido forte baseforte.

[pic]

A titulação é uma técnica analítica, que tem como finalidade determinar a concentração exacta de uma solução.
Na análise volumétrica, a solução de concentração conhecida é designada por solução titulante e aquela cuja concentração se pretende determinar a designada por solução titulada.
O titulante é adicionado ao titulado até que se atinja a quantidade estequiométrica. Atitulação termina quando se atinge o ponto final da reacção ou ponto de equivalência da reacção. O ponto final é detectado pela variação de uma propriedade física ou química da solução a ser titulada, utilizando indicadores ou instrumentalmente. Quando se utilizam os indicadores, esta variação é facilmente detectada, pois corresponde a uma alteração de cor.
Numa titulação ideal, o ponto final visívelcoincidirá com o ponto final estequiometrico. Na prática, há sempre uma pequena diferença, que constitui o chamado erro de titulação.
Utilização da bureta
Numa titulação a solução titulante é, geralmente, medida com uma bureta. As buretas mais utilizadas são as de capacidades de 25 ml e de 50 ml.
Antes de utilizar uma bureta, esta deve lavar-se com cuidado, de forma a evitar qualquer vestígio degordura no seu interior, com o objectivo de impedir que algumas gotas de solução fiquem aderentes as paredes, provocando um erro na leitura do volume.
Após a lavagem da bureta esta deve ser enxaguada duas vezes com pequenos volumes da solução cujo o volume se pretende medir. Evita-se assim ter de se proceder a sua secagem.
A bureta enche-se com um funil, devendo haver cuidado de o retirar após oenchimento, de forma a evitar que as gotas de solução que nele fiquem aderentes, caiam durante a titulação, provocando erros na leitura do volume.
É indispensável verificar que não fiquem bolhas de ar na parte estreita inferior da bureta. Para as eliminar roda-se, repetidas vezes, a respectiva torneira.
Utilização da pipeta
A solução a titular é, geralmente, medida com uma pipeta. Antes de autilizar é necessário lavá-la, para eliminar gorduras e outras impurezas. Enxagua-se duas vezes com a solução em estudo, eliminando desta forma a água aderente as paredes.
Enche-se então a pipeta (utilizando pompete) e, mantendo-a na posição vertical, deixa-se escoar o líquido para o recipiente apropriado, caso a pipeta seja de escoamento total. Se a pipeta for diferencial, deixa-se escoar o líquidoaté a ultimo traço.
Utilização do balão volumétrico
Numa titulação é, por vezes, necessário preparar soluções de concentrações rigorosas. Tal como outros recipientes é indispensável uma lavagem cuidadosa do balão volumétrico antes da sua utilização. Contudo, não podem ser lavados com a solução que vão conter, tal como acontece com as pipetas e as buretas pois destinam-se a diluir uma quantidadefixa de uma solução que se quer estudar.
Modo de realizar a titulação
A solução a titular é, geralmente, colocada num balão de Erlenmeyer, se na titulação utiliza um aparelho medidor de PH, o titulado é colocado num copo de precipitação. Em os casos a lavagem é indispensável, não sendo permitida a lavagem com a solução a dosear pela razão já explicada para o balão volumétrico.
Quando atitulação é feita em balão de Erlenmeyer, o operador deve agitar, com movimentos circulares, o titulado à medida que vai adicionando, gota a gota, a solução titulante. A titulação termina quando há alteração do titulado, frequentemente revelada pela mudança de cor do indicador.
Se a titulação é realizada com aparelho medidor de pH, o titulado é introduzido num copo de precipitação de 100 ml ou de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Titulação
  • Titulação
  • Titulação
  • Titulação
  • Titulaçao
  • Titulação
  • Titulação
  • Titulação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!