Titulação

Páginas: 5 (1122 palavras) Publicado: 24 de abril de 2013
IFRN- Campus currais Novos |
Titulação e suas aplicações na área de alimentos |
|
|


|

Introdução
Titulação é uma das técnicas universais de química e é geralmente usada para determinar a concentração de um soluto. Podem ser titulações ácido-base, na qual um ácido reage com uma base, ou titulação redox, na qual a reação é entre um agente redutor e um agente oxidante. 
Umatitulação é realizada pela lenta adição de uma solução padrão de uma bureta, ou outro aparelho dosador de líquidos, a uma solução de analito até que a reação entre os dois seja julgada completa. O volume, ou massa, de reagente necessário para completar a titulação é determinado pela diferença entre as leituras inicial e final.

Titulação
Titulação é um processo físico pelo qual é possível determinara concentração de substâncias de natureza ácida ou alcalino-básica nas composições. Quando temos uma substância ácida de concentração desconhecida usamos uma base de concentração conhecida para determinar a concentração do ácido. O mesmo acontece quando a base tem concentração desconhecida.

A titulação é bastante utilizada em química analítica quantitativa. Trata-se de uma técnica volumétrica.Por ela, a medição dos volumes determina a concentração de uma solução utilizando outra solução, chamada de solução padrão.
O objetivo da técnica é gerar uma reação entre ácido e base. O ponto de equivalência da reação é atingido quando o número de moles do ácido se iguala ao número de moles da base.

O processo é feito utilizando uma bureta, um suporte universal e um erlenmeyer. Pelatitulação, podemos determinar a concentração de uma solução com a adição lenta de outra solução. As duas soluções reagem rapidamente até se atingir o ponto de equivalência ou ponto final, determinado com o auxílio de um indicador.

Em uma titulação, o ponto em que a quantidade de reativo titulado adicionado é exatamente a suficiente para que se combine em uma proporção estequiométrica, ou empiricamentereproduzível com a substância que se determina , chama-se ‘ponto de equivalência’. O ponto final de uma titulação deve coincidir com o ponto de  equivalência ou estar muito próximo dele. A diferença entre os pontos de equivalência e final se chama intervalo do indicador.
Exemplo:
Vejamos como é feita a titulação da solução de Ácido Sulfúrico de concentração X mol/L por meio de uma solução dehidróxido de sódio de concentraçao 0,10 mol/L.
1. Por meio de uma pipeta ou de uma bureta medimos o volume de 25,00mL da solução de Ácido Sulfúrico e transferimos essa solução para um erlenmeyer, adicionando algumas gotas de solução alcoólicas de fenolftaleína, que ira atuar como indicador. A solução no erlenmeyer ficará incolor, pois a fenolftaleína em meio ácido permanece incolor.
2. Colocamos asolução de hidróxido de sódio de concentração 0.10 mol/L no interior de uma bureta e fazemos o nível dessa solução coincidir com o zero da bureta. Agora, iniciamos a titulação propriamente dita. Gotejamos a solução de hidróxido de sódio  no interior do erlenmeyer, sob agitação continua. À medida que a solução de hidróxido de sódio vai sendo introduzida no frasco, a quantidade de ac. Sulfúrico  noseu interior vai diminuindo, porque há neutralização do ácido pela base.
3. Enquanto houver Ácido Sulfúrico no erlenmeyer, a solução no seu interior permanecerá incolor. Num dado instante, ao cair uma gota de hidróxido de sódio no erlenmeyer , a solução ficará avermelhada. Nesse instante fecha-se a torneira da bureta e está terminada a titulação.
A última gota de NaOH que caiu contêm excesso deNaOH, pois apareceu a coloração avermelhada, porém esse excesso é desprezível. Quando a solução passa de incolor a avermelhada, significa que o Ácido sulfúrico reagiu completamente com o NaOH (fim da titulação)
Volume de NaOH gasto na titulação: 22,50 mL. Portanto, 25,00 mL de solução de Ácido Sulfúrico de concentração X mol/L exigiram na titulação 22,50 mL de NaOH de concentração 0.10 mol/L....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Titulação
  • Titulação
  • Titulação
  • Titulação
  • Titulaçao
  • Titulação
  • Titulação
  • Titulação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!