Titulação

Páginas: 5 (1211 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2014
PONTIFÍCIA UNVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Titulação

Química experimental
Introdução
Titulação é uma técnica utilizada para determinar a concentração de um ácido ou o teor de basicidade de uma solução. O método consiste em reagir completamente um volume conhecido de uma amostra com um volume determinado de um reagente de natureza e concentração conhecida (solução padrão).
Nesteprocesso geralmente se utiliza indicadores de PH como a fenolftaleína, que através da mudança de cor ou descoramento, ira indicar o ponto de neutralização da substância. Quando a substância de concentração desconhecida é um ácido, utiliza-se uma base de concentração conhecida para determinar a concentração e vice-versa.
As titulações se realizam quase sempre com soluções ou dissoluções, porémtambém é fácil realizá-las com substâncias nos estados gasoso, sólido e de fusão, se se dispõe de um equipamento adequado.
A titulação ácido-base é importante para análises em indústrias e é dividida em dois tipos que podem ser definidos como:
Acidimetria: determinação da concentração de um ácido.Alcalimetria: determinação da concentração de uma base.Objetivo
O objetivo do experimento realizado nolaboratório foi observar e determinar a concentração de ácido contido em produtos comerciais, como o vinagre e o leite de magnésia, comparando o resultado com o valor descrito no rotulo do produto analisado.
Materiais e reagentes
-Pipeta graduada
-Pipetador-Erlenmeyer
-Bureta
-Suporte universal com garras
-Proveta
-Béquer
-Solução de hidróxido de sódio – (NaOH) – 0,1 mol/L
-Acidoclorídrico (HCL) – 0,1 mol/L
-Vinagre comercial (3 ml)
-Leite de magnésio (0,5g)
-Fenolftaleína
-Água destilada
-Balança de precisão
Procedimento experimental
Experimento 1: Determinação da acidez de um vinagre comercial.
Transferiu-se 3,0 ml de vinagre com uma pipeta volumétrica para um erlenmeyer. Nesta solução foram acrescentadas cerca de 50 ml de água destilada e adicionadas 3 gotas defenolftaleína. Após a adição de todas as substâncias, o erlenmeyer foi agitado com um movimento giratório.
Encheu-se então a bureta com a solução de NaOH 0,10 mol/L até acima da marca do zero e então sobre um becker, a torneira foi aberta até a parte de baixo do menisco do líquido atingir a marca do zero.
Foi iniciada a titulação, abrindo-se a torneira da bureta, a solução de NaOH 0,10 mol/L foientão escoada lentamente para o erlenmeyer evitando que se ultrapasse o ponto final da titulação, ao mesmo tempo que se agitava o erlenmeyer com um movimento giratório.
Ao apresentar o primeiro sinal de coloração rosa permanente, o processo foi interrompido fechando-se a torneira da bureta. Foi realizada a leitura e o volume foi anotado. O procedimento foi repetido mais 2 vezes.
Experimento 2:Determinação da basicidade do leite de magnésia comercial.
Pesou-se cerca de 0,5 g de leite de magnésia e diluiu-se essa massa em cerca de 30 ml de água destilada e nela pingou-se 3 gotas de fenolftaleína.
Encheu-se então a bureta com a solução de HCL 0,10 mol/L até acima da marca do zero e então sobre um becker, a torneira foi aberta até a parte de baixo do menisco do líquido atingir a marca dozero.
Foi iniciada a titulação, abrindo-se a torneira da bureta, a solução de HCL 0,10 mol/L foi então escoada lentamente para o erlenmeyer evitando que se ultrapasse o ponto final da titulação, ao mesmo tempo em que se agitava o erlenmeyer com um movimento giratório.
Ao apresentar o primeiro sinal de transparência permanente, o processo foi interrompido fechando-se a torneira da bureta. Foirealizada a leitura e o volume foi anotado. O procedimento foi repetido mais 1 vez.
Resultados e discussões
Parte 1: Acidez do vinagre
Na primeira parte ao realizarmos as titulações obtivemos os seguintes volumes de hidróxido de sódio (NaOH), para a conclusão da neutralização:
1ª amostra- 22,5 ml
2ª amostra- 21,7 ml
3ª amostra- 22 ml
Partindo destes resultados foi calculado o teor de acidez...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Titulação
  • Titulação
  • Titulação
  • Titulação
  • Titulaçao
  • Titulação
  • Titulação
  • Titulação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!