titulação

Páginas: 10 (2282 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2013
Introdução

Ácidos e bases são costumeiramente lembrados como substâncias químicas perigosas, corrosivos capazes de dissolver metais como se fossem comprimidos efervescentes. Mas a presença dos ácidos e base na nossa vida cotidiana é bem mais ampla e menos agressiva do que se imagina.
Eles também são componentes usuais de refrigerantes, alimentos, remédios, produtos de higiene oucosméticos. São ainda matérias primas indispensáveis em um vasto universo de aplicações industriais. A tal ponto que a produção de ácido sulfúrico e soda cáustica de um país chega a ser considerada um dos indicadores do seu nível de atividade econômica.
A definição mais tradicional dos ácidos e bases foi dada pelo cientista sueco Svante Arrhenius, que estabeleceu os ácidos como substâncias que - emsolução aquosa - liberam íons positivos de hidrogênio (H+), enquanto as bases, também em solução aquosa, liberam hidroxilas, íons negativos OH-.
Uma outra definição para ácidos e bases foi dada pelo dinamarquês Johannes N. Bronsted e pelo inglês Thomas Lowry, independentemente, ficando conhecida como definição protônica. Segundo os dois, ácido é uma substância capaz de ceder um próton a umareação, enquanto base é uma substância capaz de receber um próton.
A definição de Bronsted-Lowry é mais abrangente que a de Arrhenius, principalmente pelo fato de nem todas as substâncias que se comportam como bases liberarem uma hidroxila OH-, como é o caso da amônia (NH3). Além disso, a definição protônica não condiciona a definição de ácidos e básicos à dissolução em meio aquoso, como propunha ado químico sueco.
Bronsted e Lowry definiram ácidos e bases a partir dos prótons que liberavam e recebiam. Já o norte-americano Gilbert Newton Lewis se voltou para os elétrons ao desenvolver sua definição. De acordo com ela, ácidos são substâncias que, numa ligação química, podem receber pares eletrônicos, enquanto as bases são aquelas que cedem estes pares.
A definição de Lewis abrange asde Arrhenius e a definição protônica, que, entretanto, continuam válidas dentro de suas próprias abrangências.
Identificação dos ácidos e bases
Os ácidos possuem sabor azedo, como o encontrado nas frutas cítricas ricas no ácido de mesmo nome. Já as base tem gosto semelhante ao do sabão (sabor adstringente). Mas, felizmente, há modos mais eficazes e seguros de identificar ácidos e bases doque o paladar.
É possível medir a concentração de hidrogênio iônico em uma solução a partir de uma escala logarítmica inversa, que recebeu o nome de potencial hidrogeniônico, ou simplesmente, escala de pH.
Esta escala vai de zero a 14, sendo o pH 7 considerado neutro. Os valores menores que sete classificam a solução medida como ácida e os maiores que sete, como alcalinos (bases).
Objetivos:Determinar a acidez ou basicidade de soluções através de indicadores ácido base e medidor de pH (ph metro).
Materiais: Tubo de ensaio, estante para tubos de ensaio, béquer, pisseta, papel indicador universal.
Reagentes: Fenolftaleína, metil orange, água destilada, chá de camomila (maratá), suco de limão(taiti), desinfetante de eucalipto, detergente neutro (marilux), base inorgânica(sodacáustica - NaOH), ácido inorgânico(ácido muriático – HCl).
Metodologia:
Várias soluções foram preparadas para serem
Solução A:
Inicialmente foi mergulhado o papel indicador universal em um béquer que continha uma certa quantidade de solução para que fosse averiguado o seu ph e o seu nível de acidez ou basicidade. De acordo com as cores do papel indicador universal foi visto que o ph quemais se aproximou da indicação foi o 7.
Posteriormente em um tubo de ensaio foi colocada um quantidade considerável da solução A, em seguida foi pingado uma gota fenolftaleína, não havendo nenhuma mudança brusca em sua coloração, mostrando assim que a substância não se comporta como uma base.
Em outro tubo de ensaio, com outra quantidade da solução A, foi pingado o reagente Metilorange,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Titulação
  • Titulação
  • Titulação
  • Titulação
  • Titulaçao
  • Titulação
  • Titulação
  • Titulação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!