Titulação

Páginas: 5 (1230 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS AGROALIMENTAR
UNIDADE ACADÊMICA DE AGRONOMIA
E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
CAMPUS DE POMBAL – PB
Disciplina: Química analítica experimental
Professora: Andréa Brandão
Aluna: Josimária Dantas Costa
Turma: T1; Matrícula: 90821055
Curso: Engenharia de Alimentos
Titulometria de Neutralização N°.10
Data do experimento:01/12/2009
Data de entrega:08/12/2009
Pombal - PB/2009
Introdução
Afim de determinar a natureza com relação a basicidade e alcalinidade de determinadas soluções pode-se usar vários métodos laboratoriais, tendo-se em mãos uma solução padrão.
A volumetria de neutralização baseia-se na reação de combinação dos íons hidrogênio e hidróxido com a formação de água. Com soluções padrões ácidas podem sertituladas substâncias de caráter alcalino, com soluções padrões alcalinas são tituladas substâncias de caráter ácido. O reagente titulante é sempre um ácido forte ou uma base forte. A volumetria de neutralização também inclui as chamadas titulações de deslocamento, em que o ânion de um ácido fraco é deslocado de seu sal mediante titulação com ácido forte ou, então, o cátion de uma base fraca édeslocado de seu sal mediante titulação com uma base forte. Comumente, o ponto final, na volumetria de neutralização é identificado com o auxílio de indicadores de pH. Esses indicadores são substâncias orgânicas fracamente ácidas ou básicas, que mudam gradualmente de coloração dentro de uma faixa de pH relativamente estreita, chamada zona de transição. Na análise titulométrica, chama-se curva detitulação uma representação gráfica que mostra como varia o logaritmo de uma concentração crítica com a quantidade de solução titulante adicionada.
Objetivo
O presente experimento tem como objetivo determinar a alcalinidade de uma água natural em (HCO3- e CO3-) utilizando-se a titulometria de neutralização.
Fundamentação Teórica
Titulometria de Neutralização
A análise volumétrica, outitulometria, consiste, basicamente, em determinar o volume de determinada solução de concentração exatamente conhecida, necessário para reagir quantitativamente com outra solução, cuja concentração quer se determinar. A solução de concentração exatamente conhecida é denominada solução padrão; e a operação que determina o volume de solução necessário para reagir com a solução problema é denominadatitulação.
Quando a quantidade de substância cuja concentração quer se determinar e a quantidade de solução padrão adicionada são quimicamente equivalentes, tem-se o ponto de equivalência (ou ponto final teórico). Qualquer propriedade que varie bruscamente nas imediações do ponto de equivalência pode servir, em princípio, para a localização deste. Um meio muito usado é o que consiste em adicionar à soluçãoa ser titulada um reagente auxiliar ou indicador, capaz de produzir mudança de coloração quando a reação se completou. O ponto em que isso ocorre é chamado ponto final. O ponto de equivalência e o ponto final não coincidem necessariamente. A diferença entre eles é chamado erro da titulação, o qual pode ser determinado experimentalmente.
Indicadores são substâncias que mudam de cor na presença deíons H+ e OH- livres em uma solução, e justamente por esta propriedade são usados para indicar o pH, ou seja, como o próprio nome já diz, os indicadores indicam se uma solução é ácida ou básica.
Existem vários tipos de indicadores, veja abaixo a relação de alguns e como agem em meio a soluções: Papel tornassol: Esse método é feito através do papel tornassol vermelho ou azul, este tipo de papel aoentrar em contato com uma determinada solução muda de cor. Exemplo: O papel tornassol azul em presença de uma solução ácida muda da cor azul para a vermelha. Isso ocorre porque os íons reagem mudando o arranjo dos átomos. O papel tornassol vermelho em contato com uma base muda da cor vermelha para a azul. Solução de fenolftaleína: Esta solução é um indicador sintético que ao se dissolver em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Titulação
  • Titulação
  • Titulação
  • Titulação
  • Titulaçao
  • Titulação
  • Titulação
  • Titulação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!