Titulação

Páginas: 7 (1668 palavras) Publicado: 24 de março de 2012
Objetivo:

Expor a correta maneira de se utilizar os instrumentos de medidas de volume disponíveis no laboratório para o preparo de soluções de concentrações conhecidas e sua padronização envolvendo padrão primário, bem como o emprego de cálculos corriqueiros relativos ao preparo e padronização de soluções.

Fundamentos Teóricos:

Solução padrão é uma solução contendo uma concentraçãoconhecida de determinada substância química. Na análise volumétrica, uma porção medida da solução padrão reage com a substância a ser determinada.
Soluções padrão podem se classificadas como primárias e secundárias ou indiretas. Uma solução padrão primária é preparada por medidas diretas do peso do soluto e do volume total da solução. Uma solução padrão secundária ou indireta é aquela cujaconcentração só pode ser determinada por uma análise química.
O termo padrão primário, usualmente refere-se à própria substância com a qual pode ser feita uma solução padrão primária. As qualidades principais que uma substância deve possuir para ser uma substância padrão primária são as seguintes: deve ser obtida pura, deve ser estável na forma de solução, ser de fácil secagem e não higroscópica, sersolúvel em solvente adequado, ser capaz de reagir estequiometricamente com uma solução a ser padronizada ou com uma substância a ser analisada e ter um peso molecular alto, de forma que, quando a solução padrão é preparada, a quantidade pesada é suficientemente grande para minimizar os erros de pesagem.
Para a preparação das soluções padrões primárias é necessário pesar exatamente uma quantidade dasubstância, dissolver e diluir ao volume desejado. Por cálculo, determinar a concentração exata da solução.
Já as soluções padrões secundárias necessitam uma padronização com algum padrão primário. O processo de padronização deve se possível, ser feito para que a solução seja usada em análises, de modo a minimizar os erros sistemáticos. Por exemplo, uma solução de nitrato de prata, para ser usada nadeterminação de cloretos, deve ser padronizada por titulação com solução padrão primária de cloreto de sódio.
Na determinação volumétrica é medido o volume de uma solução de concentração conhecida, necessário para reagir com uma quantidade pré-determinada de solução-amostra. O resultado da determinação é calculado pela quantidade (volume e concentração) do padrão e, assim, um excesso de reagentedeve ser evitado.
A operação experimental que ocorre em cada análise volumétrica é conhecida como titulação, que pode ser definida como adição controlada e cuidadosamente medida de uma solução à outra com a qual ela reage. O ponto da titulação no qual a reação desejada se completa é chamado ponto de equivalência e, é definido como ponto no qual quantidades estequiométricamente equivalentes dosreagentes principais, foram colocadas juntas. Neste ponto não existe excesso de nenhum reagente.
Na prática, o analista usa, para detectar o ponto de equivalência, observar uma variação de alguma propriedade da solução onde a reação ocorre. O ponto de titulação, no qual o analista recebe um sinal, que indica esta variação, é chamado ponto final experimental, ou ponto final.
Algumaspropriedades que podem variar e servir como bases para detecção do ponto final são: aparecimento de um precipitado ou de um segundo precipitado de cor diferente do primeiro, cor da solução (desaparecimento ou variação), variação na concentração de algum íon, que possa ser facilmente observada, variação de alguma propriedade elétrica da solução.
Frequentemente, o ponto final experimental e o ponto deequivalência teórico não coincidem, devido à dificuldade do analista em observar o sinal indicador do fim da titulação. É importante, em cada método volumétrico, procurar tornar os dois pontos o mais próximo possível.
Titulações com buretas podem ser feitas pelo método direto ou pelo método de titulação pelo resto. No primeiro, o reagente da titulação chamado titulante, é gotejado da bureta sobre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Titulação
  • Titulação
  • Titulação
  • Titulação
  • Titulaçao
  • Titulação
  • Titulação
  • Titulação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!