Titulação volumétrica

Páginas: 6 (1469 palavras) Publicado: 8 de abril de 2013
Faculdade Anhanguera de Joinville – Unidade 1






Engenharia de produção
- 1ª Fase -
Química




Aluno:




Laboratório 3 - Titulação Volumétrica
Salvino Junior





Joinville
10/2012



Sumário



1 INTRODUÇÃO 4
2 Materiais eReagentes 5
3 Atividade prática – Reação de Neutralização 6
3.1 RESULTADOS E DISCUSSÃO 7
3.1.1 NEUTRALIZAÇÃO 7
4 CURIOSIDADES 8
5 Questionário: 8
6 Segurança no Laboratório Químico – Regras Gerais 9
6.1 Proteção individual e coletiva: 10
7 Conclusão 11
8 Bibliografia 12



ÍNDICE DE ILUSTRAÇÕES

Ilustração 1 - Experimentos da Neutralização 7
IntroduçãoO mundo em que vivemos é constituído por uma infinidade de matéria, de todos os tipos e composições, a mesma quando entram em contato com reagentes podem ou não sofrer transformações.
As transformações/reações podem ser discriminadas quando ocorrem, formação de substancias insolúvel (precipitados), mudança de cor no sistema, desprendimento de gás, dentre outras. Em alguns casos sãonecessários outros métodos para verificar a ocorrência da reação, como o auxilio de termômetros, balanças e PHmetros. A analise do PH das substâncias tem como finalidade identificar ácidos ou bases, a palavra ácido provém do latim ácidus, que significa azedo. Foi empregada originalmente para referir-se ao vinagre, fabricado desde as primeiras civilizações mediante fermentação de sucos de frutas,especialmente uva, produzindo assim o vinho, que contém álcool etílico, ao deixar azedar o vinho, formava-se o vinagre, uma solução aquosa diluída de ácido acético.
Sendo assim o presente relatório tem como foco a análise o experimento realizado em laboratório sob monitoramento do professor tutor cujo tema foi: Titulação volumétrica
As análises e conclusões apresentadas a seguir foramfeitas com base nos conhecimentos adquiridos e em consultas a bibliografias específicas.











Materiais e Reagentes



Os materiais usados neste trabalho foram:
• Proveta com 20 ml de ácido acético
• Bureta com solução hidróxido de sódio
• Fenolftaleína

































Atividadeprática – Reação de Neutralização



A reação de neutralização, é toda reação química que ocorre na mistura de um ácido com uma base, provocando a salificação.


 Acido acético + hidróxido de sódio + Fenolftaleína
• O ácido acético  vem da família dos ácidos carboxílicos e possui dois carbonos na sua estrutura. Podendo assim ser chamado também de ácido etanóico. Nós o encontramos nodia a dia mais comumente na sua forma impura, chamada de vinagre. Quando ele está completamente livre de água é conhecido como ácido acético glacial. Possui essa nomenclatura já que o frasco fica com um aspecto esbranquiçado, como se estivesse congelado.


• O hidróxido de sódio (NaOH), também conhecido como soda cáustica, é um hidróxido cáustico usado na indústria (principalmente como umabase química) na fabricação de papel, tecidos, detergentes, alimentos e biodiesel. Também usado para desobstruir encanamentos e sumidouros pelo fato de ser corrosivo.


• A fenolftaleína é um indicador de pH com a fórmula C20H14O4. Apresenta-se normalmente como um sólido em pó branco. É insolúvel em água e solúvel em etanol.



1 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Na experiência dereações químicas houve algumas mudanças como alteração de temperatura, cor, estado físico, emanação de gases, insolubilidade.
Cita-se, a seguir, as alterações nos experimentos realizados em laboratório.



1 NEUTRALIZAÇÃO



A fim de calcular quanto de hidróxido de sódio será preciso para a neutralização da solução aquosa (mudança de pH) a utilização da fenolftaleína se faz...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TITULAÇÃO VOLUMETRICA
  • Titulação Volumétrica
  • Titulação volumétrica
  • TITULAÇÃO VOLUMÉTRICA
  • Titulação volumetrica
  • Titulação volumetrica
  • Titulação volumetrica
  • Titulação e Análise Volumétrica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!