Titulação de complexação utilizando o agente quelante edta

Páginas: 6 (1260 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
1. Introdução


Este relatório trata da aula pratica do curso de química, onde realizamos experimento de Titulação de complexação utilizando o agente quelante EDTA(acido etilenodiaminotetracetico).


1.1 Titulação de Complexação


A titulação de complexação é uma técnica dentro do método da Volumetria capaz de realizar analise química quantitativa através da medição dovolume necessário de uma reagente conhecido , para que ocorra uma determinada reação na material a se quantificar.
Tal reagente age como complexante e realiza ligações com íons metálicos, podendo ser monodentados onde a sua molécula se liga apenas a um ponto de coordenação do íon metálico ou até polidentados, onde sua molécula se liga a vários pontos de coordenação do íon metálico ,formandoassim os denominados Quelatos ou Complexos.
A forma geométrica de um determinado complexo se da exatamente pela quantidade de ligações que realiza, podendo ser linear, tetraédrica, quadrangulares planas e octaedricas e seu grau de estabilidade esta proporcionalmente relacionado a quantidade de dentes e ligações que podem ser feitas , logo os polidentados são mais estáveis.


1.2Constante de formação


O comportamento destes complexos e suas reações podem ser observadas através da constante de formação Kf, que representa a força necessária para unir o metal e o agente quelante.Quanto maior for a carga positiva do metal , maior será sua força .




[pic]
Constante de formação


1.3 EDTA(acido etilenodiaminotetracetico)


Na aula praticautilizamos o EDTA como agente quelante , este possui 4 grupos carboxilas e dois grupos amina que podem atuar como doadores de pares de elétrons.




[pic]


Formula EDTA




Este é um ácido fraco e sua constante de formação esta associada ao pH do meio em questão.
Desta forma, temos pK1=2,00,pK2=2,66,pK3=6,16 e pK4=10,26 , sendo que os primeiros prótons são maisionizáveis que os dois últimos e quanto menor a acides maior a presença de EDTA livre para formação de complexo , visto que este se apresenta com estrutura Y4- , livre de H+ e apta a receber outros íons.

[pic]




Essa relação entre a formação do complexo e o pH da solução indica a quantidade de EDTA livre na solução na forma de Y4- e é representada por ɑy4- , sendo denominadaConstante de Formação Condicional.


1.4 Constante de Formação Condicional


A constante condicional é a relação matemática entre as concentrações dos produtos e dos reagentes enquanto as reações se equilibram,sendo que seu valor segue proporcionalmente o crescimento ou diminuição da concentração dos produtos , desta forma possibilitando o acompanhamento virtual das reações.Kf ´ = ɑy4- x Kf








Constante de Formação Condicional








1.5 Negro de Eriocromo


O equilíbrio químico do dos metais com EDTA dos experimentos pode ser acompanhado devido a utilização do negro de eriocromo, um corante azóico, de cor intensa muito utilizado para medir concentração de íons cálcio e magnésio(dureza da água).
Por formarcátions metálicos com maior facilidade que este indicador orgânico ,o EDTA acaba o substituindo na formação de complexos e conforme o EDTA é adicionado ocorre alteração de cor na solução titulada indicando assim a ocorrência da substituição entre os dois e dando a possibilidade de se observar o ponto final da reação para quantifica-la.




[pic]


Negro de Eriocromo




2.Resultados e Discussões


2.1 Reação entre Cálcio e o complexante EDTA


Por formar cátions metálicos com maior facilidade que o Negro de Eriocromo,o EDTA acaba o substituindo na formação de complexo com o Cálcio presente na solução. Apesar do EDTA possuir seis pontos de coordenação na forma de Y 4 - ele é passível apenas de 4 ligações com metais e sendo o Cálcio um íon...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Complexação com edta
  • Preparação de uma solução padrão de EDTA e titulação aplicando o método volumétrico de...
  • Determinação da dureza da água por titulação complexométrica utilizando EDTA como complexante
  • Extracção por solventes (Agente Quelante)
  • curva de titulação EDTA pk3 e pk4
  • Utilizando agentes quimicos
  • CONSTRUÇÃO DE CURVAS DE TITULAÇÃO UTILIZANDO O POTENCIÔMETRO
  • Determinação de cálcio em água e no leite (titulação de complexação)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!