Titulação Acido Base

Páginas: 8 (1920 palavras) Publicado: 6 de dezembro de 2013
INTRODUÇÃO

A titulação é um dos processos mais utilizados em química analítica quantitativa. É uma técnica volumétrica em que, através da medição de volumes, é possível determinar a concentração de uma solução desconhecida utilizando outra solução cuja concentração já é conhecida, chamada de solução padrão. A titulação utiliza o princípio de que ácidos são neutralizados por bases para formarsal + água.


1. OBJETIVO

O objetivo dessa experiência é determinar, a partir de soluções de ácidos e bases, quais reagem com o cromato de potássio (K2CrO4) ou com o dicromato de potássio (K2Cr2O7), estabelecendo um equilíbrio químico.

3. MATERIAIS E MÉTODOS

3.1 Materiais
3 Béqueres de 50 mL
3 Balões volumétrico s de 100 mL
Pipeta volumétrica de 25 mL
3 Erlenmeyers
Espátula egarras
Balança analítica
Bastão de vidro
Frasco lavador
Bureta
Suporte universal
Ácido oxálico (HOOC-COOH)
Água destilada (H2O)
Fenolftaleína (indicador)
Hidróxido de sódio (NaOH)
Ácido acético (vinagre)
3.2 Métodos
a) Equilíbrio dos íons cromato e dicromato.
Primeiramente colocou-se 5,0 mL de K2CrO4 em um béquer, usando uma pipeta graduada, e 5,0 Ml de K2Cr2O7 em outro. Foianotada a cor das soluções para comparações posteriores. Com dois tubos de ensaio limpos, colocou-se 10 gotas (de aproximadamente 0,5 Ml) de cada solução em cada um. Acrescentou-se gota a gota, em cada um dos tubos, de NaOH 1,0 mol/L até a mudança de cor. Foram anotadas as cores das soluções, e reservadas para o final do experimento. Foi repetido o procedimento anterior, só que dessa vezadicionando-se HCl 1,0 mol/L, e reservado. Anotou-se as novas cores. Novamente acrescentou-se gota a gota de NaOH as soluções obtidas anteriormente com HCl, até a mudança de cor. Anotaram-se as cores. E por último, acrescentou-se gota a gota de HCl nos tubos reservados ao adicionar-se NaOH. Anotaram-se as novas cores.







pesou-se um béquer de 50 mL seco e colocou-se 6 pastilhas de NaOH, com aajuda de uma espátula, e em seguida pesado novamente, determinando assim a massa das pastilhas utilizadas na solução e anotando-a na folha de dados para cálculos posteriores. Acrescentou-se água destilada ao béquer com as pastilhas até a marca dos 50 mL, em seguida agitou-se a solução com um bastão de vidro até dissolver as pastilhas totalmente. A solução foi transferida para o balão volumétrico. Emseguida, para não haver perda do soluto de NaOH, com um frasco lavador, foram enxaguadas as paredes do béquer e o bastão de vidro, transferindo a água para o balão, repetindo esse processo de lavagem por volta de 3 vezes, até que o béquer não contenha mais o NaOH, após isso o balão volumétrico foi completado com água até a marca dos 100 mL.

b) Padronização da solução de NaOH
Utilizando umabureta montada no suporte universal e uma garra para fixá-la, para iniciar a padronização da solução de NaOH é preciso garantir a limpeza da bureta a ser utilizada na titulação, se necessário lave-a com um pouco da solução de detergente com água, colocando por volta de 5 mL e esvaziando-a em seguida num béquer. Enxaguar a bureta com um pouco de solução de NaOH preparada, repetindo esse processo porvolta de duas vezes antes de usá-la, garantindo assim que ela esteja limpa para receber a solução da base. Em seguida encheu-se a bureta com a solução de NaOH e zerando-a, marcando esse zero como o ponto de referência para as medidas da titulação, recolheu-se o excesso de solução em um béquer, de forma que a solução fique na marca do zero escolhida, no experimento utilizou-se em 70mL. Verificou-seque a parte abaixo da torneira estava cheia de líquido, desta forma a bureta estava pronta para a titulação.
c) Preparação da solução padrão de Ácido Oxálico e Titulação
Colocou-se exatamente 0,60g de ácido oxálico em um béquer de 50 mL que foram dissolvidos completamente, assim como foi feito na solução de NaOH, colocando a solução preparada em um balão volumétrico de 100 mL completando com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Titulacao acido base
  • Titulação de ácido-base
  • Titulação ácido base
  • Titulação ácido-base
  • TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE
  • Titulação ácido e base
  • TITULAÇÃO ÁCIDO BASE E DE PRECIPITAÇÃO
  • titulação ácido base quimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!