TITULAÇÃO ÁCIDO BASE

Páginas: 13 (3225 palavras) Publicado: 6 de julho de 2015
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ – UNIVALI
Centro de ciências Tecnológicas da Terra e do Mar – CTTMar
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
QUÍMICA
Professora: Dra. Márcia Gilmara Marian Vieira






RELATÓRIO
TITULAÇÃO ÁCIDO BASE

Michelle Mecking
Sabrina Dutra
Thalia Paterno








ITAJAÍ - SC
24 de junho de 2015

Resumo
A experiência realizada na aula tem como objetivo a determinação da concentração dasolução aquosa em questão, HCl, através de uma técnica utilizada em volumetria, designada de titulação e a observação da mudança de cor da solução, ocorrida no ponto final da titulação.

Introdução
A titulação é um método de análise volumétrica para determinar a concentração exata de uma solução mediante a utilização de outra solução de concentração rigorosamente conhecida, contida na bureta, quese adiciona lentamente à solução de concentração desconhecida. As titulações podem ser classificadas segundo a reacção química que nelasocorrem. Assim, podemos referir as seguintes titulações:

› Titulação ácido-base – realizada nesta atividade;
› Titulação de precipitação;
›Titulação de oxidação-redução;
›Titulação de complexação.

Numa titulação ácido-base, como o nome indica, ocorre uma reaçãoentre um ácido e uma base. Esta reação é completa, e ocorre uma neutralização. O termo neutralização geralmente cria confusões, muitas vezes associado a tornar o pH neutro. A neutralização consiste numa reação entre quantidades equivalentes de um ácido e de uma base para se formar um sal. Podem considerar-se quatro tipos de titulações ácido-base: ácido forte/base forte; ácido fraco/base forte;ácido forte/base fraca e ácido fraco/base fraca.
A análise titrimétrica também é conhecida como volumetria ou titulometria e é um processo clássico na análise química quantitativa. Tal faz medidas de volumes de uma solução de concentração conhecida que reage com a amostra em análise. Em seguida, a partir do volume medido, determinam-se às quantidades desconhecidas, por meio de cálculos.

Ponto deequivalência (PE):

Momento no qual a matéria (n) de titulante é exatamente igual à quantidade de matéria do titulado, ou seja, quando titulante e titulado reagem estequiometricamente (que é o cálculo que permite relacionar quantidade de reagente e produtos, que participam de uma reação química com o auxílio das equações químicas correspondentes).

Ponto final (PF):
Normalmente as titulaçõesenvolvem soluções incolores, e quando reagem formam também soluções incolores, ou formam precipitados ou soluções muito coloridas, sendo, portanto, difícil visualizar o ponto de equivalência. Para auxiliar o momento de parar a titulação, utilizam-se indicadores (soluções que mudam de cor, quando condições do meio reacional se alteram). Em uma titulação ácido (titulante) – base (titulado) com a presençade um indicador, quando atinge-se o ponto de equivalência a ácido é igual à base e para que ocorra a mudança de cor do indicador, um pequeno excesso de ácido é necessário. Portanto, o PF é um pouco depois do PE.
Solução Padrão: substância que, atendendo a certos requisitos, é considerada como padrão primário.
Solução padronizada: substância que não apresenta os requisitos para ser um padrãoprimário, então precisa passar pelo processo de padronização quando uma solução desta substância é preparada.

Classificação da volumetria:
Acidimetria
A determinação da quantidade de um ácido com o emprego de uma solução titulada de uma base.
Alcalimetria
O inverso da anterior, aqui, determina-se à quantidade de uma base (álcali) com o emprego de uma solução titulada de um ácido.
OBS: A acidimetria e aalcalimetria são os dois casos da chamada volumetria da neutralização.
Volumetria de precipitação
Quando as duas soluções reagem produzindo um precipitado. Em geral. Ocorre entre dois sais com a formação de um sal insolúvel.
Volumetria de oxi-redução
Quando determinamos a quantidade de um oxidante com o emprego de uma solução titulada de um redutor, ou vive-versa, nesse tipo de volumetria...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Titulacao acido base
  • Titulação de ácido-base
  • Titulação ácido base
  • Titulação ácido-base
  • TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE
  • Titulação Acido Base
  • Titulação ácido e base
  • TITULAÇÃO ÁCIDO BASE E DE PRECIPITAÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!