TITULAÇÃO ÁCIDO BASE E DE PRECIPITAÇÃO

Páginas: 5 (1134 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2013
TITULAÇÃO ÁCIDO BASE E DE PRECIPITAÇÃO





X
Y







TITULAÇÃO ÁCIDO BASE E DE PRECIPITAÇÃO






Curso: Engenharia
Professor: Z




ITAJUBÁ




2013

SUMÁRIO


1 RESUMO 3

2 INTRODUÇÃO 3

3 PARTE EXPERIMENTAL 4

3.1 Procedimento de Determinação da Concentração de HCl 5

3.2 Procedimento de Titulação Potenciometrica 5

3.3 Determinação daConcentração de Cloreto de Sódio em Soro Fisiológico 6

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO 6

5 CONCLUSÕES 7

BIBLIOGRAFIA 8









1 RESUMO


Avaliar as diferenças de soluções (primárias e secundárias) a partir de experimentos de titulação visual e potenciometrica. E a partir disso realizar a determinação da quantidade de íons em uma solução através da titulação de precipitação.



2INTRODUÇÃO


A titulação é um processo físico para determinação da concentração em valores específicos de uma substância desconhecida podendo ser esta de natureza ácida ou alcalino-básica. Quando a substância de concentração desconhecida é um ácido usa-se uma base de concentração conhecida para determinar a concentração do ácido e vice-versa.
Conhecido como titulação ácido base, tal processoleva-se em conta que ácidos são neutralizados a partir de bases, ou seja, os íons H+ (ácidos) unem – se aos OH- (Hidroxilas das bases) formando H2O. Em uma solução a ser determinada a concentração de ácidos e bases são adicionados indicadores, que dependendo do pH do meio, muda a coloração da solução afim de identificar a maior presença de H+ ou OH-.
Outro método conhecido é a titulação porprecipitação ou volumetria de precipitação. Ele ocorre quando duas substâncias químicas reagem entre si formando duas fases, líquida e sólida. A partir disso, podem-se ter análises quantitativas (precipitado formado) e qualitativas (estudo das fases formadas) a respeito da reação.
A substância de interesse em qualquer determinação recebe o nome de analito. A espécie química com a maior concentração definidarecebe o nome de titulante, que é, em geral, uma solução obtida a partir de um padrão primário, podendo ser um sal ou uma substância gerada na solução que se deseja valorar. A solução a ter sua concentração determinada recebe o nome de titulado.


3 PARTE EXPERIMENTAL

Os seguintes materiais foram utilizados no experimento:

-1 balança analítica;
-1 balão volumétrico (250ml);
-1 balãovolumétrico (100ml);
- Bagueta;
-1 béquer (150ml);
-2 erlenmeyers (125ml);
-1 espátula de louça;
-1 pera de borracha;
-1 pipeta graduada de 10ml;
-1 pipeta volumétrica de 25ml;
-1 pisseta com água destilada;
-2 buretas de 50ml;
-1 suporte para bureta;
-1 pHmetro;
-1 agitador magnético;
-1 barra magnética para agitação;
- HCl concentrado;
- Lentilhas de NaOH;
- Sulfato ácido dePotássio;
- Solução de Fenolftaleína;








3.1 Procedimento de Determinação da Concentração de HCL










Monte o sistema para titulação conforme a figura acima. Primeiramente deve-se encher a bureta com a solução padrão de hidróxido de sódio e verificar se não há a presença de bolhas por toda a bureta. Já no erlenmeyer adiciona-se 25ml da solução de ácido clorídrico deconcentração desconhecida com um pouco de água destilada. Adiciona-se 3 gotas do indicador fenolftaleína.
Liga-se o agitador magnético e coloca-se sobre ele o erlenmeyer. Titula-se a solução gotejando lentamente a solução de NaOH da bureta, sob agitação – utilizando o “peixinho” – até o aparecimento da cor rosa (ponto de equivalência). Pare o gotejamento e anota-se o volume gasto.


3.2Procedimento de Titulação Potenciometrica

Enche-se novamente a bureta com NaOH. Utilizando-se um béquer, adiciona-se a ele 25 ml de solução de ácido clorídrico de concentração desconhecida. Introduza-se o eletrodo do potenciômetro, já calibrado, e determina-se o pH. Anota-se o valor obtido. Conduza-se a titulação da seguinte maneira: Adicona-se sucessivamente de 1mL da solução de NaOH. A cada 1 mL...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Titulação ácido base e de precipitação
  • titulação acido base com vinagre
  • Titulacao acido base
  • Titulação de ácido-base
  • Titulação ácido base
  • Titulação ácido-base
  • TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE
  • Titulação Acido Base

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!