Titrimetria de precipitação: determinação de cloretos em soro fisiológico pelo método de mohr

Páginas: 5 (1175 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
I. INTRODUÇÃO
Este tipo de volumetria baseia-se na medição do volume do reagente, de concentração conhecida, necessário para precipitar completamente o componente que se deseja determinar. As reações devem obedecer às seguintes condições: o precipitado formado deve ser praticamente insolúvel; a formação do precipitado dever ser suficientemente rápida para que não se verifique o fenômeno da sobresaturação; o ponto de equivalência da reação deve ser facilmente detectável; e não se resista a ocorrência de formação de depósitos de substâncias geralmente solúveis conjuntamente com o precipitado, devido a fenômenos de adsorção. Um das principais aplicações da titulometria de precipitação é na analise da água.
A pratica teve como objetivo determinar a concentração de cloreto do sorofisiológico, através do método de MOHR: titulometria de precipitação.

I. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
A titulometria de precipitação é uma das mais antigas técnicas analíticas, sendo conhecida desde os meados de 1800. É uma técnica baseada em reações que produzem compostos iônicos de solubilidade limitada. Porém, apresentam uma baixa velocidade de formação da maioria dos precipitados, por essa razão, sãopoucos agentes precipitantes que podem ser usados em titulometria (LIMA, 2010).
A Titulometria de precipitação é realizada em reações que dependem da combinação de íons para formar um precipitado simples. Neste processo não há alteração do estado de oxidação. Esse tipo de análise tem como resíduo sais de pratas pouco solúveis e grande quantidade de cromato de potássio (K2CrO4). Nos processos maisimportantes é utilizado o nitrato de prata (AgNO3) como reagente precipitante, por isso muitos ensaios são classificado como métodos argentométrico, em referência ao elemento prata, do latim argentum (FEREIR, 2010).
Para se determinar o ponto final das reações de precipitação dispõe-se de uma grande quantidade de métodos, tais como: Volhard, Fajans e Mohr. Este último consiste na titulação de umasolução neutra do haleto com nitrato de prata em presença de cromato de potássio. Neste caso, o nitrato de prata agirá como indicador. Seus íons irão se combinar com os íons prata dando origem ao cromato de prata que possui como característica a pouca solubilidade e cor vermelha (FEREIRA, 2010).
Segundo Baccan 1997 a reação deve processar-se praticamente de forma quantitativa no ponto deequivalência, completar-se em tempo relativamente curto e oferecer condições para uma sinalização do ponto final. O titulante mais empregado é a solução padrão de AgNO3. O ponto final pode ser determinado de três formas diferente:
1) Formação de um sólido colorido (ex: método de Mohr).
2) Formação de um complexo solúvel (ex: método de Volhard).
3) Mudança de cor associada com a adsorção de umindicador sobre a superfície de um sólido (ex: método de Fajans).

Segundo Silva 2005, na determinação de cloreto, pelo método de Mohr, o ponto final é detectado através da formação de um precipitado vermelho entre o indicador K2CrO4 e AgNO3. As reações envolvidas são as seguintes:

Ag+ + Cl- AgCl (ppt. Branco)
Ag+ + CrO42- AgCrO4 (ppt. Vermelho tijolo)
II. MATERIAIS
* Balão de 50mL
* Bureta de 25 mL
* Funil de vidro
* Suporte para bureta
* Indicador Cromato de Potássio
* Becker de 50 ml
* Erlenmeyer de 50 ml
* Pipeta de 10 ml (graduada)
* Bastão de vidro
* Nitrato de prata
* Soro fisiológico 0,9%III. METODOLOGIA EXPERIMENTAL
Nessa pratica foi usada o método de Mohr.
Antes de começar o experimento foi primeiramente calculado a quantidade de composto seria necessário para realizar o experimento. Sabendo que a solução fisiológica de cloreto de sódio NaCl (PM=58,5 g/mol) esta a 0,9 %.
Cálculos:
Relação: 0.9% = 0,9 g/0,1L.

NaCl (solução fisiológica) então vai ser medido 10...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Volumetria de precipitação: metodo de mohr- determinaçao de cloreto em soro fisiologico
  • VOLUMETRIA DE PRECIPITAÇÃO – DETERMINAÇÃO DE CLORETO EM SORO FISIOLÓGICO (Método de Mohr)
  • Volumetria de Precipitação: Método de Mohr
  • Determinação de cloreto de sódio em soro fisiológico atráves do metodo mohr
  • Analise de cloreto em uma amostra de soro fisiologico pelo metodo de mohr
  • Determinação de 〖cl〗^- no soro fisiológico (método de mohr)
  • Determinação de cloreto em soro fisiológico pelo método de volhard modificado
  • Determinação de cloreto em soro fisiológico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!