Tisica - Equilíbrio: Forças coplanares

Páginas: 3 (669 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2014
Introdução
Uma parte da física que estuda o equilíbrio dos corpos é a Estática. A Estática pode ter como conclusão a primeira lei de Newton:
Quando a soma das forças aplicadas em um corpoestá em equilíbrio, podendo ser estático (repouso), em relação a um referencial, ou dinâmico (movimento uniforme), em relação a um referencial.
Podemos considerar o corpo estudado um ponto materialquando suas dimensões são diferentes em relação aos demais corpos. Portanto, um ponto material está em equilíbrio, segundo um referencial, quando a resultante das forças aplicadas sobre ele é nula.Objetivo
Através de atividades realizadas com uma mesa de forças, identificando à equilibrante, de um sistema de três forças colineares, e apresentar as forças resultantes, através de análise entreas forças resultantes e comprovar o efeito no módulo da força resultante.
Resumo
De acordo com a primeira lei de Newton denominada lei da inércia, um corpo pode está em repouso ou em movimentoretilíneo e uniforme se as forças que atuam sobre o corpo é nula. Nesse caso dizemos que o corpo está em equilíbrio, podendo ser estático, ou dinâmico. Se as forças atuantes no ponto material foremcoplanares, transforma-se a equação vetorial da soma das forças em duas equações escalares, projetando-se as forças sobre os eixos F1 e F2.
Com os materiais apresentados abaixo, podemos aplicar oequilíbrio de forças coplanares.
Equilíbrio de forças coplanares sobre um ponto:
Um ponto material está em equilíbrio quando a resultante das forças que atuam sobre ele é nula, podendo ser estático oucinemático. Estático quando a velocidade do ponto for nula, e cinemática quando a velocidade do ponto não for nula, mas constante. O conceito de equilíbrio de forças em um ponto material geralmente éutilizado para determinar uma força X, tal como uma reação de apoio ou uma força necessária para equilibrar sistemas de forças.
Forças são definidas como grandezas vetoriais na Física. Neste caso...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • forças coplanares
  • forças coplanares
  • Forças coplanares
  • Forças coplanares
  • Decomposição de forças coplanares
  • Relatorio Forças Coplanares
  • Força e equilibrio
  • EQUILIBRIO DE FORÇAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!