TIRISTORES ETRA4 V2

8970 palavras 36 páginas
TIRISTORES
Chamamos de tiristores a uma família de dispositivos semicondutores que possuem, basicamente, quatro camadas (PNPN) e que têm características biestáveis de funcionamento, ou seja, permanecem indefinidamente no estado de condução ou de corte a menos que fatores externos os levem a uma mudança de estado. Nesses dispositivos, o estado de condução é obtido por meio de um processo interno de realimentação positiva.
Os tiristores podem ser classificados quanto ao número de terminais e quanto ao sentido de condução de corrente elétrica. Desse modo, um tiristor de dois terminais e que permita a passagem de corrente em ambos os sentidos será chamado de diodo tiristor bidirecional e um tiristor com quatro terminais e que permite passagem de corrente em apenas um sentido é chamada de tetrodo tiristor unidirecional ou de tetrodo tiristor de bloqueio reverso.
Dentre os vários tipos de tiristores existentes, estudaremos especialmente o SCR (Silicon
Controlled Rectifier - Retificador Controlado de Silício) e o TRIAC (Triode AC - Triodo de
Corrente Alternada), grandemente utilizados no controle de potência em corrente contínua e alternada, respectivamente.
Além desses, estudaremos outros tipos de tiristores utilizados principalmente como dispositivos auxiliares em circuitos com SCR ou TRIAC.

SCR - Retificador Controlado de Silício
É o tipo mais largamente utilizado de tiristor. Sua aplicação é tão comum que é corrente utilizarem-se os termos “SCR” e “tiristor” como sinônimos, embora isso seja, obviamente, um equívoco. O SCR é na verdade um triodo tiristor de bloqueio reverso, ou seja, possui três terminais e permite a passagem de corrente elétrica num único sentido. Seus terminais principais chamam-se, da mesma forma como num diodo semicondutor, anodo (A) e catodo (K). O terceiro terminal, que serve como eletrodo de controle, é chamado de porta ou gate (G). Utilizaremos essa segunda denominação. Se o potencial do anodo for positivo em relação ao do catodo, o SCR poderá

Relacionados