Tirinhas.doc

996 palavras 4 páginas
Gênero Textual
Tira - ou tirinha - é um gênero discursivo que pode usar linguagem verbal, não-verbal ou as duas juntas (conjuga texto e imagens) com o objetivo de narrar histórias dos mais variados gêneros e estilos. A tirinha surgiu da ideia de fazer histórias curtas, de forma que a leitura do texto fosse rápida, eficiente e bem-humorada. Predomina o emprego do discurso direto, principalmente, porque não há a presença do narrador. Nesse caso, o discurso direto torna a narração mais dinâmica, mais viva, mais intensa, associada sempre à linguagem não-verbal.
São publicadas em jornais, revistas, livros e sites, mais foi nas páginas dos jornais que ela se consolidou como uma categoria estética de expressão e opinião sobre o cotidiano, representada por personagens que nos imitam.
Logo, tirinhas é classificada como uma ramificação ou subtipo dos quadrinhos visto que esses possuem algumas características similares, tais como recursos característicos da linguagem Os balões podem ser usados para indicar interação e pelos diálogos. Há autores que não utilizam balões, apenas o apêndice – linha, seta, pontiaguda que indica quem está falando/pensando. No formato arredondado sinaliza uma conversa normal. O balão de pensamento é representado na forma de uma nuvem, uso mais comum, e com bolhas na direção de quem está pensando. Há ainda outros tipos de balões simulando os diferentes modos de expressão, diferindo apenas no desenho: balões que possuem contornos tracejados conotam voz baixa; quando representados em formato de explosão, os balões representam a fala em tom elevado, grito; balões pontiagudos sinalizam para os sons oriundos de algum objeto eletrônico.

As variadas formas e tamanhos da letra, dependendo da intenção do autor e do contexto, podem assumir diversos sentidos. Destacamos: Letra tradicional - Indica fala usual. Negrito - Pode indicar tom de voz alto ou ênfase a alguma palavra ou expressão. Itálico - Indica palavras ou expressões estrangeiras.

Relacionados