tireoidetectomia

1295 palavras 6 páginas
Introdução A glândula tireoide é um órgão em forma de borboleta localizado na parte inferior do pescoço, anterior á traquéia. Ela consiste em dois lobos laterais conectados a um istrno. A glândula aproximadamente 5 cm de comprimento e 3cm de largura, pesando cerca de 30 g. o fluxo sanguíneo para a tireóide é muito alto(aproximadamente 5ml/mim por grama de tecido-tireóideo),cerca de cinco vezes o fluxo sanguíneo para o fígado. Isso reflete a alta atividade metabólica da glândula tireóide. A glândula tireoide produz três hormônios: Tiroxina (T4), Triiodotironina (T3) e Calcitonina. A tiroxina e a triiodotironima são referidas coletivamente como hormônio tireóideo.

Função e disfunção tireóideas Vários hormônios e substâncias químicas são responsáveis pela função tireóidea normal. Os principais entre eles são o hormônio tireóideo, calcitonina e iodo.

Diagnostico A tireóide é inspecionada e palpada rotineiramente em todos os pacientes. A inspeção começa com a identificação dos marcos anatômico. A região inferior do pescoço entre os músculos esternoclido. Mastoide é inspecionada quanto à inhação ou assimetria. O paciente é instruído a estender um pouco o pescoço e deglutir. O tecido tireóideo eleva-se normalmente com a deglutição, então a tireóide é palpada para se avaliar o tamanho, formato, consistência, simetria e presença de hipersensibilidade. O examinador pode examinar a tireóide posicionando-se á frente ou atrás do paciente na posição posterior, ambas as mãos envolvem o pescoço do paciente. Os polegares repousam na nuca, enquanto os dedos indicador e médio palpam o istrno da tireóde e as superfícies anteriores dos lobos laterais. Quando palpável, o istrno é percebido como firme e com a consistência de uma banda de borracha. O lobo esquerdo é examinado posicionando-se o paciente

Relacionados

  • CUSTEIO DIRETO APLICADO AO ESTUDO DE CASO NAS ESPECIALIDADES DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA
    10613 palavras | 43 páginas