TIPOS PSICOLÓGICOS JUNGUIANOS E GESTÃO POR COMPETÊNCIA UMA CORRELAÇÃO

Páginas: 14 (3412 palavras) Publicado: 6 de dezembro de 2013
TIPOS PSICOLÓGICOS JUNGUIANOS E GESTÃO POR COMPETÊNCIA: UMA CORRELAÇÃO

Thays Malacrida Froes



RESUMO

Este artigo tem como objetivo construir hipóteses sobre os estudos de Carl Gustav Jung dos tipos psicológicos e sua relação com a teoria de gestão por competências, respondendo à necessidade das organizações atuais em avaliar, capacitar e desenvolver pessoas e equipes de trabalho.Para tanto, utilizei o método de pesquisa a partir do levantamento de referências teóricas, já analisadas e publicadas.

Palavras-chave: Tipos psicológicos. Gestão de pessoas. Gestão por competência.


ABSTRACT

The objective of this article is to build hypotheses about the studies of Carl Gustav Jung's psychological types and their relation to the theory of management by competence,responding to the need of today's organizations in assessing, training and developing people and teams. Therefore, the research method based on a survey of theoretical references, already analyzed and published.

Keyword: Psychological types. People management. Management by competence.







INTRODUÇÃO

O interesse de estudiosos pela compreensão dos fenômenos organizacionais têmcrescido ao longo dos anos. Grande parte destes estudos têm como foco as pessoas que a compõe. KOZLOWSKI e KLEIN (2000) compreendem as organizações através de níveis, denominados Níveis Oragnizacionais, que dividem-se em Macro (organização como um todo), Meso (grupos e equipes) e Micro (pessoas), tendo o nível Meso recebido maior foco devido à grande importância dada às células de trabalho nasúltimas décadas. Atualmente, pode-se dizer que a sobrevivência de uma organização depende do nível de assertividade nas respostas oferecidas ao mercado e é neste contexto que as equipes de trabalho se constiuem como ferramentas de gestão essenciais à efetividade organizacional. HACKMAN (1987) aponta que as equipes de trabalho podem ter efeito tanto benéfico, quanto prejudicial à organização e aenergia de seus membros deve ser utilizada adequadamente, de forma a aprimorar seu desemprenho. Para avançarmos em direção ao objetivo deste artigo, é de suma importância definir claramente o termo Equipe de Trabalho.”Equipes de trabalho constituem conjuntos de pessoas que possuem habilidades complementares e estão comprometidas com uma proposta de trabalho comum ou são mutuamente responsáveis peloalcance de seus objetivos” (GREENBERG & BARON, 1995).

Conclui-se, portanto, que a complementaridade das habilidades e competências dos membros é o que caracteriza uma equipe de trabalho. Segundo KOLOWSKI e KLEIN (2000), os diversos fenômenos organizacionais estão enraizados em processos cognitivos, comportamentais e características da personalidade dos indivíduos que, através de interaçõessociais, compartilham interpretações, crenças e atitudes e contribuem para mudanças orgnizacionais significativas. Surge, então, a necessidade de recuperar o debate teórico que norteia a noção do tema Competência, cujo desenvolvimento e gestão, entraram para as paustas de discussões acadêmicas. O conceito de competência deixou de limitar-se a talentos particulares que um indivíduo precisava paradesempenhar determinada tarefa, passando a ser definido como: “Saber agir responsável e reconhecido, que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos e habilidades que agreguem valor econômico à organização e valor social ao indivíduo” (FLEURY & FLEURY, 2001).

Em resposta à busca pela pessoa ideal para desenvolver atividades determinadas pelo cargo e uma estratégia para odesenvolvimento das competências dentro de uma organização, surge a teorida desenvolvida pelo suíço Carl Gustav Jung, intitulada Tipos Psicológicos, que trata de prever como as pessoas tendem a se comportar a partir de uma análise do uso das funções racionais e irracionais de um indivíduo. Portanto, cabe a este artigo fazer a correlação entre o modelo de competências e os tipos psicológicos junguianos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tipos psicológicos
  • Tipo Psicológicos
  • Tipos Psicológicos
  • Tipos psicológicos
  • TIPOS PSICOLÓGICOS
  • Tipos de Psicológicos
  • Tipos Psicológicos
  • Tipos Psicologicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!