Tipos De C Lulas Introdu O Luana

1008 palavras 5 páginas
Tipos de células Introdução As células dos seres vivos podem ser procariontes ou eucariontes. O que diferencia um tipo do outro é a complexidade da estrutura celular e funcionamento. Cada ser vivo é composto de uma ou mais células de apenas um tipo, ou seja, ou o ser vivo é procarionte ou eucarionte.
Os tipos e principais características:
Células Procariontes
- Surgiram há bilhões de anos, portanto são primitivas e possuem estrutura mais simples em relação às eucariontes.- Estas células, ao contrário das eucariontes, não possuem núcleo separado. Desta forma, o DNA (ácido desoxirribonucleico) fica solto no citoplasma Apresentam apenas uma organela no citoplasma que é o ribossomo, responsável pela síntese de proteínas.A troca de substâncias com o ambiente externo e a proteção são realizadas pela parede celular.Tem funcionamento simples. Exemplos de seres vivos procariontes: Bactérias, Cianobactérias (algas azuis) Células Eucariontes:
- Possuem estrutura celular mais complexa do que as procariontes.- Apresentam membrana plasmática, responsável pela troca de substâncias com o meio externo e proteção.- Apresentam várias organelas no citoplasma, responsáveis por realizar diversas funções na célula. As organelas são: Mitocôndria, Complexo de Golgi, Centríolos, Ribossomos, Lisossomos e Retículo Endoplasmático Liso e Rugoso.- O material genético (material cromossômico) fica dentro do núcleo (envolvido por uma membrana), portanto, separado do citoplasma.Exemplos de seres vivos eucariontes:- Animais- Vegetais- Protozoários- Fungos- Algas (exceto as algas azuis)

Núcleo
O núcleo é o responsável pelo controle de todas as funções celulares. A maior parte das células de nosso corpo possui um único núcleo. Contudo, há células que não possuem nenhum (glóbulos vermelhos maduros) e outras que possuem vários, como, por exemplo, às células musculares esqueléticas.
Mitocondrias:
- De acordo com o modelo de Lynn Margulis, as mitocôndrias, antes de serem organelas celulares, eram

Relacionados

  • livro de analitica
    56104 palavras | 225 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas