Tipos de Termômetros

Páginas: 9 (2140 palavras) Publicado: 20 de maio de 2014
Tipos de termômetros
Distinguem-se dois tipos fundamentais de termômetros de laboratório baseados na dilatação de líquido em vidro:
Termômetro gravado na haste:
Termômetro formado por uma haste constituída de um tubo capilar de parede espessa, na qual a escala está marcada de modo permanente.
Termômetro de escala protegida
Termômetro formado por uma haste capilar e uma escala gravada sobreuma régua distinta, ambas protegidas por um estojo de vidro.
Quanto a Escala de temperatura
Escala Interna - Existe graduação da escala fixa na parte interna da haste;
Escala Externa - Graduação da escala está gravada sobre a superfície da haste;* Escala em graus Celsius;* Escala em graus Fahrenheit.


Quanto ao tipo:
Termômetro de Imersão Parcial
Estes termômetros podem ser identificadosde diversas formas diferentes:- Através de anel ou meio anel impresso no bulbo;- Marca, traço ou similar indicando o limite mínimo de imersão do bulbo;- Identificação escrita na haste do termômetro especificando a profundidade da imersão( IM80mm);- Através de constrição, alargamento ou anel de vidro no bulbo, evidenciando o limite deimersão;- Quando a haste de imersão do bulbo é comprida, quandonão existe alargamento na regiãoque delimita o início da haste, a profundidade de imersão geralmente aparece escrita na mesma.Recomenda-se o uso destes termômetros em situações onde não é possível executar a leituracom um termômetro de imersão total.
Termômetro de Imersão Total
Estes termômetros, geralmente, são identificados das seguintes formas:- Está escrito na haste do mesmo que a imersão étotal ( IM total );- Não possui nada escrito nem evidência clara que seja de imersão parcial.Obs.: Geralmente termômetros com estreitamento pequeno entre a haste e o bulbo são deimersão total;Este tipo de termômetro é recomendado como padrão pois não necessita de correções de colunaemersa quando utilizado adequadamente (imersão total).
Termômetros de Imersão Completa
Estes termômetros estãoidentificados por escrito na haste do mesmo.Diferem dos outros dois tipos pela necessidade de serem imersos completamente no meio que sedeseja medir, neste caso o meio de medida deve possuir uma escotilha de vidro para executar-se aleitura. Este tipo de termômetro não é muito utilizado.


Manuseio e armazenamento:
O manuseio deve ser feito com cuidado para evitar impacto. 
Não manusear o termômetropelo seu bulbo (extremidade inferior), pois pode ocasionar quebra do termômetro devido ao acúmulo de tensão na solda do bulbo com a haste.
Os termômetros devem ser armazenados com um ângulo a partir de 45º, ou na posição vertical. A temperatura ambiente deve se considerar a faixa de escala. Os termômetros podem ser armazenados na temperatura ambiente.
Os termômetros devem ser embaladosutilizando plástico bolha ou enchimento de forma prevenir impacto. As embalagens devem indicar que se trata de material frágil.

Vantagens e desvantagens:

Vantagem
Fácil leitura e manuseio;

Desvantagem
Medida não muito precisa.







Termômetros Bimetálicos


É constituído por duas lâminas de metais diferentes soldadas uma com a outra e que, quando aquecidas, dilatam-se. Como osmetais são diferentes, com a variação de temperatura, um se dilata mais que o outro o que provoca um encurvamento da lâmina. Há também os que tem forma de espiral com uma extremidade fixa e a outra livre, com um ponteiro que gira com o aquecimento indicando a temperatura em um mostrador.



Funcionamento

Dois metais diferentes modificam as suas dimensões de modo desigual ao variar atemperatura, o termômetro bimetálico consiste em duas lâminas de metal justapostas, formando uma só peça e geralmente na forma helicoidal. Uma extremidade da hélice é fixa e a outra é ligada a um ponteiro que pode girar livremente sobre uma escala circular graduada.


Tipos de Metais Utilizados
Para a construção de um termômetro bimetálico normalmente usa-se o Invar (64%Fe- 36%Ni) como metal de baixo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tipos de Termômetros
  • tipos de termômetros
  • tipos de termometro
  • Tipos de termometros
  • Tipos de termometros
  • Tipos de termometros
  • tipo de termometro
  • Tipos de termometros

OUTROS TRABALHOS POPULARES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!