Tipos de Termômetros

Páginas: 7 (1514 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
INTRODUÇÃO
Assim como o termômetro de Galileu, muitos outros construídos ainda no século XVII eram de pouca confiabilidade, pois diversas causas, particularmente a pressão atmosférica, intervinham na medição. O primeiro a superar essas dificuldades foi, no início do século XVIII, Daniel Gabriel Fahrenheit, que fabricou um termômetro por dilatação de mercúrio e com isso estabeleceu osprincípios da termometria. A técnica que adotou para construir seu termômetro é a mesma empregada até hoje e representou o primeiro passo para o estudo científico do calor.
O termômetro de Fahrenheit adotava como referências a temperatura de ebulição da água, a que atribuiu o valor arbitrário de 212°, e a de uma mistura de água, gelo, sal e amônia, à qual atribuiu o valor de zero grau. A criação dessaescala arbitrária causou uma série de dúvidas. Na mesma época, René-Antoine Ferchault de Réaumur inventou uma escala em que atribuiu o valor zero à temperatura de fusão do gelo e o estipulou em 80° a da ebulição da água. A primeira escala centígrada foi criada pelo pesquisador sueco Anders Celsius em 1742. Celsius usou 0° para a temperatura de ebulição da água e fixou em 100° a temperatura de fusãodo gelo. Os dois extremos foram mais tarde invertidos e, dessa maneira, a escala centígrada foi amplamente usada.
Com o aperfeiçoamento dos instrumentos de medida e a formulação das teorias termodinâmicas, descobriu-se um meio de calcular a menor temperatura possível, correspondente a um estado em que as moléculas de gás permanecem imóveis. O valor dessa temperatura, denominada por Lord Kelvin"zero absoluto", foi fixado em -273o C. Kelvin propôs uma nova escala que adota as divisões da escala Celsius, mas deslocando o zero para designar o zero absoluto. Assim, a fusão do gelo passou a ter o valor de 273 K (Kelvin), enquanto fixava-se a ebulição da água em 373 K.












Termômetros
A palavra termômetro origina-se do grego thermo que significa quente e metro quesignifica medida. Assim, termômetro é definido como o equipamento utilizado para medir a temperatura.
A construção de um termômetro está baseada no uso de alguma grandeza física que depende da temperatura, como o volume de um gás mantido a pressão constante, o volume de um corpo e a resistência elétrica de condutores metálicos entre outras grandezas.
Para a medida da temperatura de um corpo com umtermômetro, é preciso esperar o equilíbrio térmico, isto é, quando em contato com o corpo, precisamos esperar alguns minutos para que o termômetro e o corpo estejam à mesma temperatura, e assim, podermos medir seu valor.
Contudo, é preciso cuidar de escolher termômetros próprios para que se consiga atingir os objetivos, pois a massa do termômetro deve ser bem menor que a massa do objeto cujatemperatura que queremos medir, caso contrário o termômetro poderá alterar a temperatura do corpo, como por exemplo, um termômetro comum e uma gota de água. 
TIPOS DE TERMÔMETROS
TERMÔMETRO CLÍNICO: É o tipo mais comum e é utilizado na medição da temperatura do corpo humano. Esse termômetro utiliza a dilatação de líquidos, principalmente o mercúrio. São construídos para medir temperaturas entre 34oCe 43oC que são consideradas temperaturas críticas, pois a temperatura considerada normal de nosso corpo é 36,5oC.
Esse termômetro apresenta um tubo capilar com um estrangulamento na base, junto ao bulbo, o que permite a passagem do mercúrio quando sofre a dilatação, mas que impede o seu retorno quando se contrai. Por isso, este termômetro continua indicando a temperatura do corpo mesmo semcontato com o mesmo e por um longo intervalo de tempo mesmo que o termômetro seja levado a um local com temperatura mais baixa.
Para que o líquido termométrico volte à posição inicial no interior do bulbo, é necessário agitar o termômetro.


TERMÔMETRO DE CRISTAL LÍQUIDO: É mais moderno que o termômetro clínico e também são utilizados para a medida da temperatura do corpo humano. Porém,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • tipos de termômetros
  • tipos de termometro
  • Tipos de Termômetros
  • Tipos de termometros
  • Tipos de termometros
  • Tipos de termometros
  • tipo de termometro
  • Tipos de termometros

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!