Tipos de reações

Páginas: 6 (1412 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ

FACULDADE DE ENGENHARIA - FAENG

[pic]

RELATÓRIO DE QUÍMICA

TURMA: 1D



Tipos de reações







Data do experimento: 21/08/2012











Santo André (SP)

2012

Resumo

Reações químicas em solução aquosa podem ser identificadas por três tipos: mudança de cor da solução, liberação de gazes (borbulhação) eprecipitado. Essas soluções podem ser classificadas como ácidas, básicas ou neutras usando um indicador. Os indicadores utilizados nesta experiência foram os papeis tornassol azul e vermelho, e a fenolftaleína. Assim foram obtidos os resultados desta experiência.

1. Introdução e Objetivos

Muitas vezes as reações químicas ocorrem sem que percebamos a primeira vista. Porém, alguns sinaispodem ser evidências de que está ocorrendo reação química. Os sinais mais frequentes são mudança de cor, borbulhação (liberação de gás), mudança ou formação de cheiro (odor), liberação de luz ou calor, etc.[2] Possuem também outro tipo de reação que é a Oxirredução, que são reações químicas onde é feita a transferência de elétrons entre duas substancias químicas. Em uma reação como esse sempre aperda ou ganho de elétrons, pois o que se perde por um íon ou moléculas logo é recebido por outro, esse processo e uma reação química chamada de reação de oxirredução.[1] Estudando essas reações é possível formar novos compostos, que serão utilizados para composição de materiais ou para a formação de outra substância. O objetivo de analisar essas reações é observar o que ocorre ao misturar duas oumais substancias que irão reagir ou não, permanecendo na classificação neutra.

2. Materiais e Métodos

1. Materiais e Reagentes

Foram utilizados para a realização do experimento como materiais: 7 tubos de ensaio, bécker, espátula. E como reagentes foram utilizados: água destilada (H2O), óxido de cálcio (CaO), sulfato de cobre (CuSO4), prego, cloreto de bário (BaCl2), ácidosulfúrico (H2SO4), iodeto de potássio (KI), nitrato de chumbo (Pb(NO3)2), dicromato de sódio (NO2Cr2O7), água oxigenada (H2O2), permanganato de potássio (KMnO4), tiocianato de amônia (NH4SCN), sulfato de ferro (Fe2(SO4)3), sódio metálico, fenolftaleína.

2. Procedimento Experimental

1. H2O + CaO

Foram inseridos dentro do tubo de ensaio aproximadamente 5 ml de água destilada (H2O) emais uma ponta de espátula de óxido de cálcio (CaO) (conhecido também como cal virgem usado em pinturas de casas e adicionado para dar liga no cimento). Após colocar os reagentes no tubo de ensaio foi realizada a homogeneização (processo de mistura dos reagentes) e então foi analisado o que aconteceu com a mistura.

2. CuSO4 + Prego

Foram adicionados no tubo de ensaioaproximadamente 5 ml de sulfato de cobre (CuSO4) e inserido um prego que ficou submerso no liquido em descanso por aproximadamente 40 minutos e então foi feita a análise.


3. BaCl2 + H2SO4

Foram adicionados no tubo de ensaio aproximadamente 5 ml de cloreto de bário (BaCl2) e aproximadamente 5 ml de ácido sulfúrico (H2SO4), após colocar os reagentes foi feita a homogeneização dos compostosincolores foi analisado a reação que ocorreu.

4. KI + Pb(NO3)2

Foram inseridos dentro do tubo de ensaio aproximadamente 5 ml de iodeto de potássio (KI) e aproximadamente 2 ml de nitrato de chumbo (Pb(NO3)2). Ambos são compostos incolores que após a homogeneização foi feita a análise da reação.

5. NO2Cr2O7 + H2SO4

Foram adicionados dentro do tubo de ensaio aproximadamente 3ml de dicromato de sódio (NO2Cr2O7) e aproximadamente 3 ml de acido sulfúrico (H2SO4), foi feita a homogeneização e em seguida foram adicionados aproximadamente 2 ml álcool etílico, não fazer mais a homogeneização e então foi analisada a mistura após 4 minutos de repouso.

6. H2SO4 + H2O2 + KMnO4

Foram adicionados em um tubo de ensaio com uma mistura de 3 ml de ácido sulfúrico...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tipos de reações quimicas
  • Tipos de reações orgânicas
  • Eletroquímica-tipos de reações
  • tipos de reaçoes quimicas
  • Tipos de reações químicas
  • Tipos de reaçoes quimicas
  • tipos de reações inorgânicas
  • Relatório tipos de reações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!