Tipos de reações orgânicas

Páginas: 8 (1943 palavras) Publicado: 20 de abril de 2014

TIPOS DE REAÇÕES ORGÂNICAS

Reação de Adição
As reações de adição são aquelas onde um átomo proveniente de uma substância orgânica ou inorgânica se adiciona à uma substância orgânica. Ocorre em hidrocarbonetos insaturados, como os alcenos e os alcinos. 
Elas acontecem principalmente em compostos insaturados, especialmente alcenos, e ocorrem conforme mostrado genericamente abaixo, em que adupla ou tripla ligação é rompida. Na realidade, a ligação pi (π), que é mais fraca que a ligação sigma (σ) da dupla, é rompida, permitindo a adição de átomos ou grupos de átomos aos carbonos que participavam da insaturação. 

As reações de adição mais comuns são:
1. Adição de Hidrogênio (Hidrogenação ou reação de Sabatier-Senderens): Reação com gás hidrogênio (H2), catalisada por metal. Se areação for de um alceno, produz um alcano:

2. Adição de Halogênios (Halogenação): Os halogênios são os elementos da família 17A da Tabela Periódica. Porém, desses, os mais utilizados são: Cl2 e Br2. Nesse caso, há a formação de um dialeto de alquila:

3. Adição de Halogenidretos (Hidro-Halogenação): Um halogenidreto (HX) é um composto em que um halogênio está ligado ao hidrogênio, porexemplo, o cloreto de hidrogênio da reação abaixo, com formação de um haleto de alquila:

É importante lembrar que esta e a próxima reação seguem a regioquímica de Markovnikov, em que o Hidrogênio entra no carbono mais hidrogenado.*
4. Adição de água: Essa reação de hidratação ocorre em meio ácido como catalisador e há a formação de um álcool. Com exceção do eteno, os outros alcenos somente originamálcoois secundários nessa reação:



Reação de Substituição

Reações de substituição, em geral, são aquelas em que há troca de pelo menos um átomo de hidrogênio da molécula de um hidrocarboneto por um grupo substituinte.

1- Nitração: Reação entre ácido nítrico (HNO3) e um composto orgânico.

Exemplo: Reação entre Benzeno e ácido nítrico.


O benzeno também pode reagir com ácido nítricoem presença de acido sulfúrico (H2SO4) que, sendo um ácido mais forte que o HNO3, faz com que este se comporte como base de Lewis, recebendo um próton do H2SO4. Veja a equação que representa o processo:



Nesta reação de Nitração ocorre um equilíbrio ácido-base.

2- Sulfonação: esta reação tem como reagente ácido sulfúrico (H2SO4).

Exemplo: Sulfonação do anel benzeno.



Observe quea reação ocorre na presença de um catalisador – trioxido de enxofre (SO3), e é realizada sob aquecimento. Os produtos da reação são Ácido benzenossulfônico e água.

3- Halogenação: Até pelo nome já se deduz, na Halogenação ocorre a substituição do átomo de hidrogênio por átomos de halogênio (F, Cl, Br, I). As mais comuns são a cloração e a bromação.

Exemplo: Monobromação do Propano



Oligante H da molécula de propano é substituído pelo ligante BR, originando o 1 -Bromo propano ou 2 - Bromo propano.
Observação: As duas setas indicam que o halogênio (Bromo) pode substituir qualquer hidrogênio da estrutura.

Exemplo: Cloração do benzeno.


Repare que um dos átomos de hidrogênio presentes no anel benzeno foi substituído por um átomo de Cloro, este pode ocupar tanto a posiçãoorto como a para, daí os produtos: o-clorobenzeno ou p-clorobenzeno.


Desidratação Intramolecular dos Álcoois
As reações orgânicas de eliminação são aquelas em que átomos ou grupos de átomos de uma molécula são retirados ou eliminados dela, criando-se um novo composto orgânico, além de um composto inorgânico que é formado pela parte que foi eliminada.
Um tipo de reação de eliminação éa desidratação, na qual a molécula que se perde é a da água. A desidratação dos álcoois (compostos que possuem o grupo OH ligado a um carbono saturado numa cadeia aberta) pode se dar de duas formas: intramolecular e intermolecular.
“Intra” significa “dentro”, portanto, a desidratação intramolecular dos álcoois ocorre quando há a saída de uma molécula de água de “dentro” da própria molécula de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reações organicas
  • Reações Orgânicas
  • Reações orgânicas
  • Reações Orgânicas
  • Reações Orgânicas
  • reações orgânicas
  • Reações Orgânicas
  • Reações orgânicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!