Tipos de processos de formação do solo

Páginas: 5 (1111 palavras) Publicado: 1 de julho de 2012
1. INTRODUÇÃO

Os processos de pedogênese estão ligados ao tempo que é controlado pelos processos de erosão.
Na formação dos solos ocorrem reações físicas, químicas e biológicas que determinam os diferentes horizontes com suas características peculiares.
Há uma tendência de se expressar o desenvolvimento do solo em termos de quatro processos: translocação, remoção, transformação e adição.Tem sido generalizado o uso de expressões que indicam a dominância de alguns processos associados com certa condição de clima e organismos.

2. TIPOS DE PROCESSOS DE FORMAÇÃO DO SOLO

2.1 PODZOLIZAÇÃO
consiste essencialmente na translocação de material do horizonte A, acumulando-se no horizonte B. Se o material translocado é matéria orgânica e óxidos de Fe e de Al, o que geralmenteacontece quando o material de origem é pobre em argila e a drenagem é deficiente, tem-se m solo com B podzol.
A área bioclimática típica desses solos está nas regiões frias do globo, com vegetação de cníferas, mas algumas condições locais.
Se o material translocado é argila silicatada que se deposita nas superfícies dos agregados do horizonte B e forma a cerosidade, tem-se um solo com B textual (Bt)(RESENDE, 2002).

2.2 LATERIZAÇÃO
A laterização consiste na acumulação de óxidos de ferro que promovem a cimentação da massa do solo, dando origem à laterita ou ferricrete ou petroplintita. Os solos que apresentam esta cimentação por ferro são identificados como Plintossolos Pétricos.

2.3 CALCIFICAÇÃO
Este processo consiste na translocação de CaCo3, no perfil, o que provoca sua maiorconcentração em alguma parte do solo.
A área bioclimática típica desse processo corresponde as regiões onde a precipitação não é suficiente para remover do solo todos os carbonatos; a vegetação é de pradaria, havendo um grande acúmulo de matéria orgânica. Ha formação de horizonte A espesso, rico em matéria orgânica e com alta saturação por bases. Este é o horizonte A chemozêmico.
Solos que sofreramprocesso de calcificação podem também ocorrer sob florestas em regiões não muito secas. (RESENDE, 2002)

2.4 GLEIZAÇÃO
A gleização se desenvolve em ambiente com excesso de água e deficiência de oxigênio, onde as condições anaeróbicas favorecem as reações de redução, que são promovidas por microorganismos anaeróbicos utilizando como receptores de elétrons principalmente óxidos de Fe 3+ (goethita,hematita, ferrihidrita, lepidocrocita), mas também óxidos de Mn 4+. No processo, os óxidosde Fe 3+ (ou Mn 4+) são reduzidos e dissolvidos, liberando íons Fe2+ (ou Mn 2+) que migram na solução até alcançarem sítios oxidados onde precipitam novamente como óxidos de Fe3+ (ou Mn4+).Conseqüentemente, no solo formam-se zonas desbotadas (de coloração cinzenta) devido a perda deóxidos de Fe
3+ e zonas deacumulação destes óxidos na forma de mosqueados (vermelhos, amarelos), nódulos e concreções (plintita). As zonas de acumulação dos óxidos de Mn apresentam cor preta na forma de revestimentos em agregados ou nódulos. Os horizontes que apresentamfeições de gleização são identificados como Ag, Bg ou Cg. Os principais solos resultantes doprocesso de gleização são os Gleissolos, mas também podeocorrer gleização com menorintensidade nos Planossolos, Plintossolos e outros.

2.5 SALINIZAÇÃO
É um processo que gera acúmulo de sais solúveis no perfil. Em condições naturais pode ocorrer por solubilização de depósito de sais próximos à superfície pela água que penetra no perfil e, na estação seca, se dirige à superfície por diferença de potencial. A água evapora, deixando os sais depositados nasuperfície.
A irrigação com água de má qualidade também pode produzir um efeito semelhante. Este processo fica caracterizado quando mais de 2% da CTC está saturada por sais e a condutividade elétrica é maior que 4mS.

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Os processos de são responsáveis pelo desenvolvimento do perfil do solo e juntamente com os fatores genéticos condicionam a formação de diversos tipos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ORIGEM, FORMAÇÃO E TIPOS DE SOLOS
  • Formação e tipos de solos
  • Processo de formação do solo
  • Processo de formação do solo
  • Processos de Formacao do Solo 94449
  • processo de formação de solo
  • : ASSOCIAÇÃO DOS TIPOS DE ROCHA E FORMAÇÃO DOS SOLOS
  • Formação do solo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!