Tipos de plataformas e outras informações

Páginas: 10 (2352 palavras) Publicado: 18 de maio de 2012
Tipos de plataformas: Plataforma fixa, Plataforma auto-elevável, semi-submersível e navio sonda
PLATAFORMA FIXA: L.A. RASAS - APROXIMADAMENTE 100m. A JAQUETA É LANÇADA E ENCAIXADA EM ESTACAS NO FUNDO DO MAR. EM SEGUIDA OS MÓDULOS SÃO COLO-CADOS SOBRE A JAQUETA. OS POÇOS PODEM SER PERFURADOS ANTES OU DEPOIS DA INSTALAÇÃO DA JAQUETA. NÃO É NECESSÁRIO COMPENSADOR DE MOVIMENTOS.
PLATAFORMAAUTO-ELEVÁVEL: FORNECE UMA PLATAFORMA DE PERFURAÇÃO FIXA NÃO AFETADA PELAS CONDIÇÕES DE TEMPO. PERMITE POSICIONAMENTO EM ÁREAS COM RESTRIÇÕES NO FUNDO DO MAR. BAIXO CUSTO. PERFURA EM LÂMINA D´ÁGUA DE ATÉ 100m. NÃO É NECESSÁRIO COMPENSADOR DE MOVIMENTOS.
PLATAFORMA SEMI-SUBMERSÍVEL: PLATAFORMA ESTÁVEL: TRABALHA EM CONDIÇÕES DE MAR E TEMPO MAIS SEVEROS DO QUE OS NAVIOS. PODE SER ANCORADAOU DE POSICIONAMENTO DINÂMICO. É NECESSÁRIO COMPENSADOR DE MOVIMENTOS.
NAVIOS SONDA E FPSO: GRANDE CAPACIDADE DE ARMAZENAGEM DE SUPRIMENTO PARA PERFURAÇÃO. MENOS ESTÁVEL QUE A SONDA SEMI-SUBMERSÍVEL (SS). PROPULSÃO PRÓPRIA. PODE SER ANCORADO OU DP. É NECESSÁRIO COMPENSADOR DE MOVIMENTOS. Navios FPSO (Floating, Production, Storage and Offloading): Capazes de produzir, processar,armazenar e transferir o petróleo para navios aliviadores. Não perfuram. Só produzem.
SPAR BUOY: L.A. PROFUNDAS, ANCORADA NO FUNDO DO MAR, NECESSITA DE COMPENSADOR DE MOVIMENTOS
SISTEMA DE SONDA DE PERFURAÇÃO
• Sistema de Suspensão. Sistema de Rotação. Sistema de Circulação. Sistema de Medição e Controle. Sistema de Segurança.
SISTEMA DE SUSPENSÃO: PERMITE MOVIMENTAR AS COLUNAS DE PERFURAÇÃO E DEREVESTIMENTOS
COMPONENTES : GUINCHO, CABO DE PERFURAÇÃO, BLOCO DE COROAMENTO, CATARINA, COMPENSADOR DE MOVIMENTOS, TENSIONADOR DE RISER, TENSIONADOR DE CABO GUIA.
TORRE DE PERFURAÇÃO: BLOCO DE COROAMENTO, CATARINA, MESA ROTATIVA, CABEÇA DE INJEÇÃO, GUINCHO E BOMBAS DE LAMA
CABO DE PERFURAÇÃO, É UM CABO DE AÇO TRAÇADO POR UMA ALMA COM DIVERSOS FIOS DE PEQUENO DIAMETRO AO SEU REDOR.
BLOCO DECOROAMENTO: CONJUNTO DE 4 A 7 POLIAS FIXAS MONTADAS EM LINHA NUM EIXO SUPORTADOS POR DOIS MANCAIS DE DESLIZAMENTO, LOCALIZADO NA PARTE SUPERIOR DA TORRE
CATARINA: conjunto de 3 a 6 eixos móveis montadas em um eixo. A Catarina fica suspensa pelo cabo de perfuração que passa alternadamente pelas polias do bloco de coroamento e polias da Catarina, formando um sistema de 8 a 12 linhas passadas. Naparte inferior da Catarina é preso o gancho, que consistem de um corpo cilíndrico que contém um sistema de amortecimento, que evita os golpes causados na movimentação das cargas. A Catarina mede em torno de 4 metros de extensão da parte superior ao gancho.
COMPENSADOR DE MOVIMENTOS: ANULA OS EFEITOS CAUSADOS PELO MAR
GUINCHO: RECEBE A ENERGIA MECÂNICA NECESSÁRIA PARA A MOVIMENTAÇÃO DAS CARGAS.SISTEMA DE ROTAÇÃO
MESA ROTATIVA, KELLY, CABEÇA DE INJEÇÃO
MESA ROTATIVA: É o equipamento que transmite rotação à coluna de perfuração e permite o livre deslizamento do Kelly em seu interior. A mesa rotativa deve suportar o peso da coluna de perfuração.
KELLY: É o elemento que transmite a rotação proveniente da mesa á coluna de perfuração. O Kelly pode ter dois tipos de seção: quadrada (usadaem sondas em terra) e hexagonal (usadas em sondas marítimas, por sua maior resistência à torção, tração e flexão).
CABEÇA DE INJEÇÃO: É o que separa os elementos rotativos dos estacionários na sonda de perfuração. Assim, sua parte superior não gira, enquanto a parte inferior deve permitir rotação. O fluido de perfuração é injetado no interior da coluna através da cabeça de injeção.
Existem doistipos de sistema de rotação da broca: top drive e motor de fundo
Top drive: a perfuração com um motor conectado no topo da coluna (top drive) elimina o uso da mesa rotativa e do kelly. O sistema top drive permite perfurar o poço de três em três tubos, ao invés de um a um, quando a mesa rotativa é utilizada. Permite também que a retirada ou descida da coluna de perfuração seja feita tanto com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tipos de plataforma
  • tipos de plataformas
  • Tipos de plataforma
  • Plataformas tipo jaqueta
  • O que é implante do tipo plataforma swtching
  • Tipos de Plataforma, Pré-Sal
  • Tipos de Plataformas petrolíferas
  • Tipos de plataformas de petroleo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!