Tipos de Patologias no Pavimento Flexível

Páginas: 8 (1898 palavras) Publicado: 18 de março de 2014














TRABALHO
ENGENHARIA DE TRASPORTES
PATOLOGIAS DO ASFALTO




André S. Coelho
7° Período, Engenharia Civil

INTRODUÇÃO

Neste trabalho será mostrado patologias recorrentes no asfalto, suas causas, onde elas acontecem, os métodos de medição e como é feita a correção da área onde foi constatada a patologia.

















Trinca TipoCouro de Jacaré


Conjunto de trincas interligadas sem direções preferenciais,assemelhando-se ao Aspecto de couro de jacaré. Essas trincas podem apresentar, ou não, erosão centuada nas bordas.

Causas Prováveis: Defeito gerado pela ação repetida das cargas de tráfego. As condições ambientais (temperatura e umidade) podem acelerar o início e a ropagação das trincas e ainda a compactaçãodeficiente, reflexão de trincas ao revestimento.

Localização: Ocorre em áreas sujeitas a carga repetida de tráfego principalmente na trilha de roda), geralmente não ocorre sobre uma área inteira.Se a área não está sujeita ao carregamento, o trincamento é classificado como trincamento em bloco (que não é um defeito associado à carga).

Métodos de Medição: são medidas em metros quadrados de área desuperfície,através de retângulo a ela circunscrito, sendo a maior dificuldade a separação dos níveis de severidade existentes, quando isto ocorre considera-se o maior nível.

Correção: selagem, remendo e fresagem de parcela do revestimento.








Trinca tipo Bloco

Conjunto de trincas interligadas caracterizadas pela configuração de blocos formados por lados bem definidos,podendo,ou não, apresentar erosão acentuada nas bordas.

Causas Prováveis: é causado principalmente pela contração da capa asfáltica, em função da alternância diária entre altas e baixas temperaturas, e a ocorrência, geralmente indica que o asfalto endureceu significativamente. Baixas resistências à tração, na mistura
asfáltica, aceleram o início do trincamento em blocos. Não é um defeito associado acarga, embora esta possa aumentar sua severidade.
Localização: ocorre em toda a região do revestimento, até no acostamento.

Métodos de Medição: são medidas em metros quadrados de área de superfície trincada. Em uma seção do pavimento geralmente ocorre com um só nível de severidade, mas se ocorrerem vários níveis devem ser medidos e registrados separadamente.

Correção: O processo deselagem com ligante especial é fundamental para minimizar a degradação do pavimento.


Trinca Longitudinal


Trinca isolada que apresenta direção predominantemente paralela ao eixo da via. Quando apresentar extensão de até 100 cm é denominada trinca longitudinal curta. Quando a extensão for superior a 100 cm denomina-se trinca longitudinal longa.

Causas Prováveis: podem ser causadas por máexecução da junta longitudinal de separação entre duas faixas de tráfego, recalque diferencial(caso de alargamento do pavimento), contração da capa asfáltica, devido a baixas temperaturas ou endurecimento do asfalto, propagação de trincas abaixo do revestimento da estrada.
Localização: ocorre ao longo de qualquer área da superfície do pavimento.

Métodos de Medição: são medidas em metroslineares.O comprimento e a severidade de cada trinca devem ser identificados e registrados, sendo os níveis de severidade determinado dirigindo-se o veículo sobre a seção do pavimento, no limite de velocidade estabelecido.

Correção: selagem com ligante betuminoso



Trinca Transversal

Trinca isolada que apresenta direção predominantemente ortogonal ao eixo da via. Quando apresentar extensãode até 100 cm é denominada trinca transversal curta. Quando a extensão for superior a 100 cm denomina-se trinca transversal longa.

Causas Prováveis: podem ser causadas por contração da capa asfáltica, devido a baixas temperaturas ou endurecimento do asfalto, propagação de trincas abaixo do revestimento da estrada, incluindo trincas (não juntas) em placas de concreto de cimento Portland....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PATOLOGIA EM PAVIMENTOS FLEXÍVEIS
  • PATOLOGIAS EM PAVIMENTOS FLEXIVEIS
  • patologia pavimentos flexiveis
  • Patologia em pavimentos flexíveis
  • Patologias em pavimentos flexiveis
  • Pavimentos Flexiveis
  • Pavimentos flexiveis
  • Pavimento flexível

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!