TIPOS DE NUVENS

Páginas: 10 (2465 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Introdução
Existem elementos que influenciam o clima de determinada região. Alguns fatores podem interferir na previsão do tempo: precipitação, massas de ar, frentes frias e quentes, temperatura, umidade do ar e pressão atmosférica. A precipitação como um desses elementos também é uma parte importante do ciclo hidrológico, sendo responsável por retornar a maior parte da água doce ao planeta.Uma das formas de precipitação são as nuvens que podem interferir no clima. Aquelas que são formadas em regiões altas refletem os raios do sol para o espaço e proporcionam um esfriamento da Terra. Já as mais próximas do solo, retêm o calor emitido do solo e criam uma espécie de estufa.

Formação das Nuvens
Há duas propriedades em comum nos vários processos de condensação. Primeiro, o ar deveestar saturado, o que ocorre quando o ar é resfriado abaixo de seu ponto de orvalho, o que é mais comum, ou quando o vapor d’água é adicionado ao ar. Segundo, deve haver geralmente uma superfície sobre a qual o vapor d’água possa condensar. Quando o orvalho se forma, objetos próximos ou sobre o solo servem a este propósito. Quando a condensação ocorre no ar acima do solo, minúsculas partículasconhecidas como núcleos de condensação servem como superfície sobre a qual o vapor d’água condensa. 
Alguns estudos indicam que ar limpo, livre de poeira e outros aerossóis, a condensação de vapor d’água é extremamente improvável, exceto sob condições supersaturadas, isto é, umidade relativa acima de cem por cento. No ar limpo, o grau de supersaturação necessário para desenvolvimento de nuvens aumentarapidamente à medida que o raio das gotículas decresce. Em temperaturas equivalentes, a pressão de vapor de saturação necessária em torno de uma gota esférica de água é maior que no ar sobre uma superfície plana de água. À medida que a curvatura da superfície de água aumenta, torna-se mais fácil para moléculas de água escapar do líquido e tornar-se vapor, porque sobre uma superfície líquida curvaa molécula tem menos vizinhas e as forças de ligação são mais fracas que sobre uma superfície plana. 
Quando a condensação ocorre, a taxa de crescimento inicial das gotículas é grande, mas diminui rapidamente porque o vapor d’água disponível é facilmente consumido pelo grande número de gotículas em competição. O resultado é a formação de uma nuvem com muitas minúsculas gotículas de água, todastão minúsculas que permanecem suspensas no ar. Mesmo em ar muito úmido o crescimento destas gotículas de nuvem por condensação adicional é lento. Além disso, a imensa diferença de tamanho entre gotículas de nuvem e gotas de chuva são necessárias aproximadamente um milhão de gotículas de nuvem para formar uma só gota de chuva sugere que a condensação sozinha não é responsável pela formação de gotassuficientemente grandes para precipitar.


Classificação das nuvens
Através da observação das nuvens podemos identificar as condições atmosféricas de determinado local, pois estas refletem em sua quantidade, forma e estrutura. Nuvens são classificadas com base em dois critérios, aparência e altitude.
Nuvens Altas
Cirrus
Nuvens situadas em níveis mais elevados da Troposfera, sendo constituídaspor pequenos cristais de gelo que se mantém suspensas por rápidas correntes de ar que ocorrem nesses níveis, reveladas pelos movimentos observados das referidas nuvens. Quando acontecem de não ser mais sustentados, esses cristais caem na forma de pequenos rastros, a variação de direção e velocidade do vento com a altura, conferem aos Cirrus uma curva em forma de coma, tem aspecto essencialmentefilamentoso ou de plumas e uma transparência característica, o que faz com que obscureçam pouco quando vistas contra a luminosidade solar. Nuvens Cirrus frequentemente prenunciam a aproximação de trovoadas.

Cirrocumulus
Apresenta geralmente na forma de camadas relativamente pouco extensas, constituídas de pequenos elementos cumuliformes sem sombras, de largura inferior a 1 grau. Em algumas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tipos de Nuvens
  • Tipos de Nuvens
  • Tipos de Nuvens
  • Tipos de nuvens
  • Tipos de Núvem
  • TIPOS DE NUVENS
  • Tipos de Nuvens
  • Tipos de nuvens

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!