Tipos de lkiderança.

3734 palavras 15 páginas
Resumo sobre as diversas teorias de liderança- Análise comportamental II.
Tadeuse, N. (2003). Característica do líder: sob a ótica das diversas teorias da liderança.

Teorias sobre Liderança
Verifica-se, por meio da literatura, algumas teorias sobre liderança, conforme será apresentada neste trabalho.

Teoria dos Traços
Os primeiros estudos sobre liderança estão voltados para a abordagem de que a liderança é nata, ou seja, as características dos líderes são genéticas, não podendo, portanto, serem aprendidas. Essa hipótese veio a ser descartada com os pesquisadores da escola do pensamento comportamentalista, que sugeriram que as características podem ser adquiridas. Essa teoria também apresenta uma certa correlação entre determinados atributos de uma pessoa e uma liderança eficaz, abordando os atributos pessoais, físicos, mentais e culturais do indivíduo como inteligência, autoconfiança, altos níveis de energia e conhecimento relacionado à tarefa.
Jimmy Carter (apud BENNIS, 1997, P. 254), comenta sobre valores que moldam a liderança :
Moral e padrões éticos elevados são essenciais e não variam de uma função para outra, ou de um nível de autoridade para outro. Honestidade, autenticidade, idoneidade, generosidade estão sempre presentes. E quando um líder viola esses princípios básicos, através da arrogância ou da ignorância, há um descumprimento do dever.
Por conseguinte faz-se necessário que os líderes estejam atentos a sua conduta, sendo exemplo de caráter, ou seja, com autoridade moral que lhe confira o direito de liderar. Analogicamente, Kanaane (1999) expõe que a ambigüidade de valores tende a dificultar a atuação dos indivíduos, pois esse necessita de sinalizadores, estímulos e insights, que orientem e direcionem suas ações.
O mesmo afirma Adair (2000), que não é possível abrir mão de algumas questões de personalidade e caráter na liderança. Os líderes devem ter algumas qualidades que inspiram credibilidade, e é sobre essas

Relacionados