Tipos de linguagens de programação

Páginas: 39 (9593 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
LINGUAGEM C

A linguagem "C" foi criada entre 1969 e 1973 no AT&T Bell Labs, inicialmente desenvolvido para a implementação do sistema Unix (que originalmente foi escrito em PDP-7 Assembly, por Dennis Ritchie e Kenneth Thompson). No final da década de 70 o UNIX saiu do laboratório e passou a ser disponibilizado para as Universidades, que por sinal foi um grande sucesso na época favorecendoentão a popularidade da linguagem de programação C. Vale ressaltar que este foi um dos primeiros núcleos de sistema operativo que foi implementado numa linguagem sem ser o Assembly, sendo exemplos anteriores o sistema multics (escrito em PL/I) e tripos (escrito em BCPL).
Não se sabe ao certo o que deu origem ao nome "C", existem duas teorias a respeito:
A primeira teoria acredita que se deu o nome"C" à linguagem porque muitas das suas características derivaram de uma linguagem de programação anterior chamada "B" e "C" é a letra conseguinte no alfabeto. A segunda teoria se baseia no fato que "C" é a segunda letra do nome da linguagem BCPL, da qual se derivou a linguagem B.
  A linguagem C é uma linguagem de alto nível, genérica. Foi desenvolvida por programadorespara programadores tendocomo meta características de flexibilidade e portabilidade. O C é uma linguagem que nasceu juntamente com o advento da teoria de linguagem estruturada e docomputador pessoal. Assim tornou-se rapidamente uma linguagem “popular” entre os programadores. O C foi usado para desenvolver o sistema operacional UNIX, e hoje esta sendo usada para desenvolver novas linguagens, entre elas a linguagem C++ e Java.·       O C é uma linguagem de alto nível com uma sintaxe bastante estruturada e flexível tornando sua programação bastante simplificada.
·        Programas em C são compilados, gerando programas executáveis.
·       O C compartilha recursos tanto de alto quanto de baixo nível, pois permite acesso e programação direta do microprocessador. Com isto, rotinas cuja dependência do tempo é crítica,podem ser facilmente implementadas usando instruções em Assembly. Por esta razão o C é a linguagem preferida dos programadores de aplicativos.
·       O C é uma linguagem estruturalmente simples e de grande portabilidade. O compilador C gera códigos mais enxutos e velozes do que muitas outras linguagens.
·       Embora estruturalmente simples (poucas funções intrínsecas) o C não perdefuncionalidade pois permite a inclusão de uma farta quantidade de rotinas do usuário. Os fabricantes de compiladores fornecem uma ampla variedade de rotinas pré-compiladas em bibliotecas.

Vantagens
É uma linguagem simples que nos permite trabalhar com funções matemáticas, ficheiros, entre outras sendo necessário para tal a inclusão de bibliotecas padrão as quais já vêem com a linguagem;
Por havercompiladores C para quase todos os computadores, é possível tomar um código escrito para uma máquina, compilá-lo e rodá-lo em outra com pouca ou nenhuma modificação. Essa "portabilidade" é uma das características do C (Um compilador lê o programa inteiro e converte-o em um código-objeto, que é uma tradução do código-fonte do programa em uma forma que o computador possa executar diretamente. Destamaneira, tudo que o programador precisa fazer para executar o programa é, normalmente, digitar apenas o seu nome);
Tipos de dados simples;
Acesso fácil ao hardware, baixos requisitos de memória;
Definição e declaração simples de variáveis.

Desvantagens
Os programas criados em C em termos de segurança não são muito seguros uma vez que o código é escrito de uma forma seqüencial (pode-se facilmenteincluir uma instrução no nosso código do programa e tornar o resultado final completamente diferente);
Não possui coleta automática de lixo (se durante o programa uma variável declarada não for mais usada ao longo do programa a linguagem não tem capacidade para eliminá-la continuando esta a ocupar espaço indevidamente em memória);
Não faz uso de classes ou objetos (como no JAVA e C++);...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tipos de Linguagens de programação
  • Tipos de Linguagem de Programação
  • Linguagens de programação
  • Linguagens de programação
  • Linguagem programação
  • Linguagem de programação
  • linguagem de programação
  • Linguagens de programação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!