tipos de linguagem
É o sistema através do qual o homem comunica suas ideias e sentimentos, seja através da fala, da escrita ou de outros signos convencionais.
Linguística é o nome da ciência que se dedica ao estudo da linguagem.
Na linguagem do cotidiano, o homem faz uso da linguagem verbal e não-verbal para se comunicar.
A linguagem verbal integra a fala e a escrita (diálogo,informações no rádio, televisão ou imprensa, etc.).
Todos os outros recursos de comunicação como imagens, desenhos, símbolos, músicas, gestos, tom de voz, etc., fazem parte da linguagem não-verbal.
A linguagem corporal é um tipo de linguagem não-verbal, pois determinados movimentos corporais podem transmitir mensagens e intenções.
Dentro dessa categoria existe a linguagem gestual, um sistemade gestos e movimentos cujo significado se fixa por convenção, e é usada na comunicação de pessoas com deficiências na fala e/ou audição.
Linguagem mista é o uso da linguagem verbal e não-verbal ao mesmo tempo. Por exemplo, uma história em quadrinhos integra, simultaneamente, imagens, símbolos e diálogos.
Dependendo do contexto social em que a linguagem é produzida, o falante pode usar alinguagem formal ou informal.
Linguagem de Mikhail Bakhtin
Para entender melhor, podemos fazer uma comparação do seu pensamento com o de Ferdinand de Saussure, fundador da lingüística tradicional.
Primeiro Ferdinand admite que a linguagem é diferente da língua, que ele define como o objeto de estudo da lingüística.
A língua é apenas uma parte da linguagem, que ele admite ser muitomais ampla que a primeira. Logo, a lingüística não tem como objeto de estudo a linguagem humana, mas uma parte dela.
Por outro lado, Saussure diz que a língua é apenas um instrumento que possibilita o exercício da linguagem pelos indivíduos
Para ele, a linguística não foi construída para entender a linguagem humana, e sim seu instrumental técnico, a língua.
Para Saussure, além da linguageme da língua, existe ainda a fala:
- A linguagem não se pode conhecer;
- A língua é o estudo dos signos e das suas regras de combinação
- A fala é o exercício individual dentro dos limites da língua e, igualmente, é descartada como objeto de estudo da lingüística.
Ou seja, nem a linguagem, nem a fala podem ser estudados pela lingüística.
Ela vai dedicar-se inteiramente ao estudo doinstrumental que nos possibilita a fala. Para entender melhor, podemos ter como exemplo, uma criança que ainda não fala, mas nem por isso deixa de possuir linguagem.
Isto pode tornar o ponto de vista de Bakhtin mais claro.
As ideias de Bakhtin são quase o oposto das de Saussure e, por isso, não o vemos como um lingüista, mas como um filósofo da linguagem. Isto porque, para ser lingüista ele teriaque aceitar as premissas da lingüística de Saussure, o que ele absolutamente não aceita.
A propósta teórica de Bakhtin pretende, no fundamental, entender o exercício da linguagem humana por parte dos indivíduos. O que Saussure excluiu do estudo da lingüística é exatamente o que atrai as atenções de Bakhtin.
Para ele, o único objeto real e material de que dispomos para entender o fenômenoda linguagem humana é o exercício da fala em sociedade.
Bakhtin surge na cena científica, na Rússia Soviética nascente e em que o marxismo constituía o único pensamento aceitável.
De um lado, ele pensa o marxismo com Marx e não com o Partido Comunista; de outro, discute o modelo ocidental, que é positivista.
Sua saída então foi buscar apoio em uma sabedoria invejável da literatura e umconhecimento filosófico sofisticado.
Bakhtin trabalha com um mundo em movimento e em perene transformação, seu objeto está sempre em processo, não se submete a uma forma fixa e imutável.
E é exatamente por isso que ele não pode aceitar que uma língua seja um conjunto de formas (signos) e suas regras de combinação (sintaxe).
Para Bakhtin, um signo, não tem um significado só, ele receberá...
Por favor, assinar para o acesso.