Tipos de Linguagem

Páginas: 9 (2176 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013
Tipos de Linguagem
Linguagem Falada
A compreensão da fala é uma experiência comum, no entanto, esconde processos complexos. Quando exposto a um fluxo de fala, o auditor tem de estabelecer uma relação entre dois universos, que são o universo físico dos sons da linguagem e o universo simbólico dos enunciados.
O processo de reconhecimento da fala consiste, pois, em extrair um sentido a partirde uma onda acústica. A complexidade das operações que subtendem o reconhecimento das palavras resulta, nomeadamente, do facto de, contrariamente à linguagem escrita, a fala ser um fluxo contínuo sem marca explícita de fronteira entre os seus componentes, sejam eles as sílabas, as palavras, ou mesmo, eventualmente, as frases.
Além disso, devido ao fenómeno da co-articulação, as propriedadesacústicas dos fonemas estendem-se aos fonemas adjacentes. Assim, diferentes índices acústicos podem dar lugar à percepção de um mesmo som de fala e, inversamente, um mesmo índice acústico pode dar lugar à percepção de sons de fala distintos. Assim, perguntamo-nos como, apesar desta sobreposição das propriedades acústicas, um auditor é capaz de extrair unidades discretas, de categorizar correctamente osfonemas e de isolar palavras na cadeia falada. O problema da continuidade e da ausência de invariância coloca-se a todos os níveis de tratamento: ao nível infralexical, ao nível lexical e ao nível frásico.

Linguagem Escrita
Existe a sensação de que a leitura é um processo elementar que se faz de forma automática e sem etapas intermédias. Ora, quando examinamos em detalhe as representaçõescognitivas, bem como os processos mentais aplicados no decurso da leitura, esta revela-se de uma extrema complexidade. Assim, existem etapas cognitivas intermédias que se desenrolam entre a entrada sensorial da palavra escrita e a recuperação da sua significação, tal como existem, baixos níveis de tratamento (tratamento visual, codificação ortográfica pré-lexical) e os altos níveis de tratamento(codificação ortográfica lexical e codificação semântica).

Linguagem Gestual
As pessoas surdas não ouvem os outros falar, nunca estiveram expostas à conversação comum, isto é, auditiva. Apesar disto, aprendem uma língua, que envolve um complexo sistema de gestos. Existem imensos sistemas gestuais, Portugal tem alguns, um dos quais praticamente estandardizado e já estudado. Nos Estados Unidos, ossurdos aprendem geralmente o American Sign Language (ou ASL). Portanto há linguagem na ausência de som. Pode dizer-se que os sistemas gestuais são línguas genuínas, isto porque estes sistemas não derivam das línguas faladas que lhes são próximas, mas são criados de modo independente, pelas comunidades de indivíduos surdos, e nascem no interior delas (Klima et al., 1979; Senghas, 1995). Outrasprovas resultam da comparação do ASL com a estrutura e o desenvolvimento das línguas faladas. O ASL tem configurações de mão e posições que, quando combinadas, permitem formar as palavras, à semelhança dos gestos articulatórios da língua e dos lábios, em que se decompõem os fonemas da língua falada (Stokoe, 1960). Tem morfemas e princípios gramaticais para a combinação das palavras e frases que sãosemelhantes aos seus equivalentes do falado (Supalla, 1978).
A língua não depende, em rigor, do canal auditivo-vocal. Quando os modos habituais de comunicação são recusados às pessoas mentalmente normais, elas socorrem-se duma alternativa que reproduz os mesmos conteúdos e estruturas dos outros sistemas linguísticos. Dir-se-ia que a linguagem é um traço humano irreprimível: neguem-na à boca e elairromperá pelos dedos.

Semelhanças e Diferenças entre Linguagem Falada e Linguagem Escrita
A escrita enquanto meio derivado de expressão linguística é de invenção relativamente recente na história da humanidade e limitada a um conjunto restrito de sociedades humanas. Os primeiros vestígios da escrita têm apenas seis mil anos, enquanto se encontraram indicações da linguagem falada no Homo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • tipos de linguagens
  • Tipos de linguagem
  • Tipos de linguagens
  • tipos de linguagem
  • tipos de linguagem
  • tipos de linguagem
  • tipos de linguagem
  • Tipos de linguagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!