Tipos de lidereança

1470 palavras 6 páginas
2 OS TIPOS DE LÍDER HOJE

Na literatura pesquisa percebeu-se a existência de tipos de líderes e estilos de líderes que, ao serem analisados se complementam e, dessa forma estudaremos ambas. O que percebeu-se, no entanto, é que os “tipos” são mais práticos e os “estilos” mais teóricos. Entendendo a importância dessas duas abordagens, este artigo apresentará primeiramente os tipos de líderes e, após, como complementação, os estilos que um líder pode possuir. Deve-se ressaltar que no entendimento desse estudo o estilo e o tipo de líder de complementam.
Sant’anna, tipifica os líderes em seis categorias: autoritário, indeciso, democrático, liberal, situacional e emergente. Dentre esses tipos de líderes se poderá encontrar diferenciações fundamentais, de ordem prática, principalmente dentro das organizações empresariais.
O líder autoritário é aquele que mais se assemelha ao antigo “chefe”, pois determina as idéias e o que será executado pelo grupo, e isso implica na obediência por parte dos demais, sem questionamentos por partes destes. Segundo Sant’anna, esse tipo de líder é “extremamente dominador e pessoal nos elogios e nas criticas ao trabalho de cada membro do grupo”. E ainda complemente dizendo que o líder autoritário é “uma pessoa ditadora e soberana, o que comanda o grupo só pensando em si, não aceita as idéias de outro membro do grupo”. Como conseqüência desse tipo de liderança, pode-se observar, conforme o autor, que o grupo reage de modo hostil e acaba se distanciando por medo.
O segundo tipo indicado por Sant’anaa, é o líder indeciso. Esse tipo de líder não assume responsabilidades, não toma direção efetiva das coisas, vive no jargão “deixa como esta ,para ver como é que fica”. Assim, o grupo liderado pelo “indeciso” fica desorganizado, é inseguro e gera atritos entre os componentes do grupo.
O terceiro tipo de líder é o “democrático”, ou seja, líder do povo, eleito pelo povo e trabalha para o povo. Esse tipo de líder trabalha com a constante

Relacionados

  • Comportamento
    691 palavras | 3 páginas
  • Resistência à Mudanças
    10513 palavras | 43 páginas