Tipos de liderança

Páginas: 23 (5504 palavras) Publicado: 25 de março de 2013
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS



















RECURSOS HUMANOS
























MONTES CLAROS/MG - 2012
ROSILENE MORIERA DIAS
LAURINEIA GONÇALVES
CRISTIANE MENEZES ALVES
MIRIAM VIEIRA
YOLANDA PRYSCYLLA ANTUNESLIDERANÇA



















Pesquisa apresentada ao Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, como requisito para a obtenção de notas na matéria de Recursos Humanos no Curso de Ciências Contábeis.ORIENTADORA: Profª. Josiane Sindeaux











MONTES CLAROS / 2012
LIDERANÇA


INTRODUÇÃO


O exercício da liderança e sua natureza tem sido objeto de estudo ao longo de sua história e evolução no tempo, o seu papel é fundamental para os gestores das organizações, para que atinjam os resultados, objetivos e metas preteridos. Desde os tempos mais remotos, os homensprimitivos já tinham chefe. O ser humano, desde criança está acostumado a obedecer. Os pais são vistos pelos filhos como líderes, figura de prestígio.
O objetivo deste trabalho é abordar sobre diferentes tipos de liderança, quais são as funções, características, objetivos; mostrar qual o papel do líder dentro de uma organização ou grupo de pessoas; mostrar quais foram as evoluções daliderança, como está na atualidade e quais as perspectivas para o futuro.
A justificativa deve-se ao fato de procurar mostrar quais são os objetivos da liderança dentro de uma organização, qual é o papel do líder para que juntamente com a equipe atinjam os objetivos e metas traçados ao mesmo tempo em que proporcione segurança, confiança e motivação. Balcão (1977) explica que os indivíduos estãoem grupos porque através dele ou através do líder, eles encontrarão meios para a satisfação de necessidades, Balcão exemplifica que parece que nos juntamos a um sindicato, igreja, associação, um clube social, etc, porque pensamos que nos oferecem meios e os deixamos quando parecem não mais poder oferecê-los.
A metodologia utilizada fundamenta-se, principalmente, em pesquisa bibliográfica,tomando como base a análise do conteúdo bibliográfico de: livros, artigos e revistas.


1.1 LIDERANÇA


De acordo com Grzeszczeszyn (2011), uma das primeiras teorias surgiu nos anos 1930. Era a Teoria dos Traços de Liderança, a qual enfatizava, de forma simplista, que os líderes possuíam traços específicos de personalidade, e até físicos, que os distinguiam das demais pessoas. Algunsexemplos são traços físicos, intelectuais, sociais (inteligência, carisma, entusiasmo, capacidade de decisão, força, coragem, integridade, autoconfiança e outros). No entanto, pesquisas não comprovaram a eficácia de tais traços, os quais não são exclusivos de supostos líderes. Isso significa que não sejam, de certa forma, importante, haja vista que tais traços podem contribuir para o exercício daliderança em muitas situações.
Na mesma época surgiu a Teoria dos Estilos de Decisão dos Líderes. O foco desta teoria concentrava-se mais especificamente em como os líderes tomavam decisões e os efeitos que isso produzia nos índices de produtividade e satisfação geral dos liderados. Assim, três estilos principais foram identificados: o autocrático, o democrático e o liberal.
Oexercício da liderança e sua natureza tem sido objeto de estudo ao longo de sua história e evolução no tempo, o seu papel é fundamental para os gestores das organizações, para que atinjam os resultados, objetivos e metas preteridos. Desde os tempos mais remotos, os homens primitivos já tinham chefe. O ser humano, desde criança está acostumado a obedecer aos pais. Os pais são vistos pelos filhos como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tipos de liderança
  • Tipos de liderança
  • Tipos de liderança
  • Tipos de liderança
  • Tipos de liderança
  • Tipos de LIDerança
  • Tipos de lideranca
  • Tipos de Liderança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!