Tipos de Filtros

Páginas: 8 (1914 palavras) Publicado: 24 de junho de 2014

Filtros

Filtros são tipos de circuitos cujo ganho depende da frequência do sinal à eles aplicados. Essa característica permite que eles sejam utilizados para selecionar uma determinada faixa de frequências, ou para eliminar sinais indesejáveis, tais como ruídos.
Uma antena de rádio capta todos os sinais que estão presentes naquele local, naquele instante. Cada um dos sinais carrega suaprópria informação ou simplesmente ruído. Se não existir um meio de separar apenas o sinal da estação que deseja-se ouvir, o receptor ficará confuso e não conseguirá captar a informação transmitida. Com isso, para separar o sinal da estação que deseja-se captar, filtros são utilizados no circuito de recepção.
De uma forma geral pode-se afirmar que existem quatro tipos de filtros:
Filtropassa-baixas: Permite que os sinais com frequência abaixo de uma frequência determinada passem para a saída, eliminando todos os sinais com frequências superiores.
Filtro passa-altas: Funciona de maneira inversa ao passa-baixas. Deixando passar para a saída apenas os sinais cujas frequências estejam acima de um certo valor.
Filtro passa-faixa: Permite a seleção de apenas uma faixa de frequências, ouseja, apenas essa faixa (intervalo) selecionada passará para a saída do filtro.
Filtro rejeita-faixa: Atua de forma inversa ao filtro passa-faixa, eliminando os sinais contidos em um determinado intervalo de frequências definido.

Um filtro ideal seria aquele que permitisse um ganho constante diferente de zero para qualquer sinal com frequência dentro da faixa de atuação do filtro, e quepara todas as outras frequências o ganho seria nulo. Porém na prática, o filtro ideal é impossível de se obter.
Além da separação dos diversos tipos de filtros segundo as frequências ou faixas que podem deixar passar ou bloquear, também pode-se dividir os filtros em dois grupos: filtros passivos e filtros ativos.
Os filtros passivos são aqueles que utilizam apenas resistores, capacitores ouindutores. Nesse filtros, o sinal selecionado não sofre amplificações.
Os filtros ativos, conforme o nome sugere, usam elementos ativos como amplificadores operacionais, transistores, etc. Desse modo, ao passar por eles, o sinal selecionado pode ser amplificado, aparecendo na saída maior do que na entrada (ganho positivo).
Para cada filtro que será citado posteriormente, analisa-se ocomportamento através de gráficos que relacionam frequência e ganho, chamados Digramas de Bode. Nesses gráficos a linha contínua representa o comportamento do filtro real, enquanto a linha tracejada representa o comportamento de um filtro ideal.







Filtro passa-baixa

A figura abaixo representa a curva de resposta de um filtro passa-baixa. Como dito anteriormente, esse filtro apenas deixapassar sinais com frequência abaixo da frequência de corte (fc).
Observa-se que para o filtro real, as frequências acima da frequência de corte fc não são rejeitadas imediatamente, mas vão encontrado uma dificuldade cada vez maior a medida que a frequência se eleva.









Resposta em frequência (diagrama de Bode) do filtro passa-baixa.

Filtro passa-alta

A figura abaixo mostra acurva que representa o comportamento de um filtro passa-alta. Observa-se a comparação entre o filtro ideal e real. O filtro ideal deixa passar imediatamente as frequências acima da frequência de corte fc, enquanto que o filtro real não atua imediatamente.








Resposta em frequência (diagrama de Bode) do filtro passa-altas.

Filtro passa-faixa

A figura abaixo contém a curva quemostra o comportamento de um filtro passa-faixa. Esse filtro deixa passar apenas uma certa faixa de frequências entre dois valores fc1 e fc2.








Resposta em freqüência do filtro passa-faixa


Filtro rejeita-faixa

Esse filtro rejeita uma determinada faixa de frequências entre fc1 e fc2, ao contrário do filtro passa-faixa. Observa-se também nesse caso, a diferença entre a ação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tipos de filtro
  • Tipos de Filtros Industriais
  • TIPOS FILTRO PARTE1 2010
  • Filtros iir do tipo butterworth
  • Ensaio com filtros do tipo passa baixo e passa alto
  • Tipos de impressoras, scanner, estabilizador, filtro de linha e no-break
  • projetando-se um filtro ativo passa-baixa do tipo Butterworth
  • Filtros

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!