Tipos de Filtros Industriais

Páginas: 11 (2711 palavras) Publicado: 15 de outubro de 2013
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS APODI
CURSO: TÉCNICO SUSEQUENTE EM BIOCOMBUSTIVEIS
DISCIPLINA: OPERAÇÕES UNITÁRIAS II
DOCENTE: ALCIVAN ALMEIDA





FILTROS INDUSTRIAIS





JOSUÉ SIZENANDO
ISABELA CRISTINE
RANSWAGNER NORONHA



APODI
2013

INTRODUÇÃO

O processo de Filtração é unitário e consiste na separação de umafase sólida de uma fase liquida. É praticamente uma operação de separação de sólidos presentes em uma polpa na qual a fase liquida chamado filtrado, e compelida a passar através de um meio poroso, este denominado meio filtrante, ao passo que a fase sólida, nomeada torta de filtração, firma uma camada sobre a superfície do meio poroso. Existem vários processos de Filtração, dentre eles a filtração porgravidade que ocorre quando o liquido escorre pelo meio filtrante (meio poroso) apenas pelo efeito de pressão hidrostática. Caso esta filtração ocorra sob uma pressão alta em relação a atmosférica será denominada de filtração sob pressão, ou em uma pressão baixa, denominando-se filtração a vácuo. E por fim, a filtração centrifuga, quando há forças centrifugas sendo aplicadas no meio filtrante.DESENVOLVIMENTO

FILTROS DE PRESSÃO E FILTROS DE VÁCUO
Estes Podem ser contínuos ou descontínuos, dependendo se a descarga dos sólidos filtrados se realize de forma continua. Em boa parte do ciclo de operação de um filtro descontinuo o fluxo do fluido através do mesmo é continuo, interrompendo apenas para a descarga dos sólidos acumulados. Em um filtrocontinuo, a descarga do fluido e dos sólidos ocorre ininterruptamente enquanto o equipamento funciona.

OS TIPOS DE FILTROS

Skimmer; Filtro de Büchner;
 Material estrutural: Plástico de engenharia PVC rígido natural.
- Travamento por pressão negativa, não necessita girar para travar.
- Utilizado em indústria farmacêutica e cosmética
- Função filtração e retenção de partículas no líquido afiltrar.



Filtros de leito fixo;
O tipo de filtro mais simples. Se usa no tratamento de água potável, quando se tem grandes volumes de líquido e pequenas quantidades de sólidos. A camada de fundo é composta de cascalho grosso que descansa em uma placa perfurada ou com ranhuras. Acima do cascalho é colocada areia fina que atua realmente como filtro.

Filtro prensa;
Filtro prensa deplacas, muito utilizado na filtragem de sólidos em todos os segmentos da indústria. Sendo amplamente utilizada em processos de recuperação de produtos e matérias primas, conservação de energia e tratamento de efluentes. Construído em aço carbono e pintura epoxi, placas de filtragem em polipropileno. Podendo ser fornecido na versão manual, automática e totalmente pneumática.




Filtros de“folhas”;
Foi projetado para grandes volumes de líquido e para ter uma lavagem eficiente. Cada folha é uma armação de metal oca coberta por um filtro de tecido. Elas são suspensas em um tanque fechado. A alimentação é introduzida no tanque e passa pelo tecido a baixa pressão. A torta se deposita no exterior da folha. O filtrado flui para dentro da armação oca. Após a filtragem, ocorre a limpeza datorta. O líquido de lavagem entra e segue o mesmo caminho que a alimentação. A torta é retirada por uma abertura do casco.



Filtro de tambor a vácuo, rotativo e contínuo;
Ele filtra, lava e descarrega a torta de forma contínua. O tambor é recoberto com um meio de filtração conveniente. Uma válvula automática no centro do tambor ativa o ciclo de filtração, secagem, lavagem e retirada da torta. Ofiltrado sai pelo eixo de rotação. Existem passagens separadas para o filtrado e para o líquido de lavagem. Há uma conexão com ar comprimido que se utiliza para ajudar a raspadeira de facas na retirada da torta.






Filtro contínuo de discos rotativos;
É um conjunto de discos verticais que giram em um eixo de rotação horizontal. Este filtro combina aspectos do filtro de tambor...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tipos de Filtros
  • Filtros industriais
  • Tipos de filtro
  • TIPOS FILTRO PARTE1 2010
  • Filtros iir do tipo butterworth
  • Tipos de robôs para pintura industrial
  • Tipos de Robos industriais
  • Tipos de Capitalismo e Revolução Industrial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!