Tipos de entrevistas usadas em trabalhos acdemicos

770 palavras 4 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PLANALTO DE ARAXÁ
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

SÍLVIO ADRIANO FERREIRA

TIPOS DE ENTREVISTAS UTILIZADAS EM TRABALHOS ACADÊMICOS.

Araxá
2014
SÍLVIO ADRIANO FERREIRA

TIPOS DE ENTREVISTAS UTILIZADAS EM TRABALHOS ACADÊMICOS.

Araxá
2014

TIPOS DE ENTREVISTAS UTILIZADAS EM TRABALHOS ACADÊMICOS.

A coleta de informações e o levantamento de dados é uma etapa muito importante de qualquer trabalho científico. Para tal o pesquisador pode lançar mão de vários instrumentos, segundo o perfil e o objetivo do seu trabalho. Neste contexto, muitos trabalhos utilizam as chamadas entrevistas, como forma de levantar os dados, visto que as mesmas permitem uma relativa variedade de informações.
Existem diferentes conceituações em relação ao termo entrevista. Para Rosa e Arnoldi (2006) a entrevista como método de coleta de dados é “considerada como sendo uma forma racional de conduta do pesquisador, previamente estabelecida, para dirigir com eficácia um conteúdo sistemático de conhecimentos, de maneira mais completa possível, com o mínimo de esforço de tempo”.
Para Morgan apud Tuckman (2002) trata-se de uma conversa intencional, geralmente entre duas pessoas, embora muitas vezes possa envolver mais pessoas dirigidas por uma das pessoas, com o objetivo de obter informações sobre a outra.
As entrevistas podem diferir de acordo com o contexto (individual, coletiva, painel, etc). Mas normalmente são classificadas em não-estruturada, semi-estruturada e estruturada. Os quadros 1, 2 e 3 a seguir apresentam resumidamente as conceituações, vantagens e desvantagens de cada uma.

Quadro 1. Características da entrevista não-estruturada.
Não-estruturada
(aberta e/ou informal)
Pontos Fortes
Pontos Fracos
Entrevistador propõe um tema;
Permite ao pesquisador ter uma boa percepção das diferenças

Relacionados

  • Artigo
    1593 palavras | 7 páginas
  • Fisica
    76844 palavras | 308 páginas